Câmara do Turismo da Costa do Cacau.   Secom

Em sua primeira viagem oficial à Ilhéus, o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco participou de encontro promovido pela Câmara de Turismo da Costa do Cacau (CTCC), que discutiu incentivo de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo regional, na tarde de quinta-feira (28), no Centro de Convenções. Na ocasião, 50% dos municípios associados firmaram convênio com a entidade, que visa o fortalecimento da atividade turística para as prefeituras que integram a entidade.Ao agradecer o convite, Fausto salientou que, na sua visão, o grande desafio de sua gestão é fazer um turismo transformador, deixando um legado para a sociedade. “O é viabilizar estratégias para a iniciativa privada executar. A Costa do Cacau é muito importante para o cenário turístico baiano, pelo histórico que a região tem”, declarou Franco. Além de visitar as instalações do Centro de Convenções, dialogou com prefeitos e representantes que compõe os dez municípios associados.

 

Já o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão) ficou entusiasmado com o projeto da Câmara de Turismo da Costa do Cacau. O Chefe do Executivo municipal garantiu o apoio a iniciativa. “O sonho começou aqui, e agora vemos o projeto amadurecer e se tornar realidade. O turismo é uma das maiores indústrias não poluidoras do país. Ilhéus é uma das principais rotas turísticas do Brasil, então nosso papel é apoiar iniciativas que promovam nossa região”, destacou.

 

Plano de Ação – O secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira apresentou o Plano de Ação do biênio da Câmara de Turismo da Costa do Cacau 2019-2020. Em sua exposição, Júlio explicou que o plano é baseado em quatro eixos específicos, e estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão da instituição, como o gerenciamento da câmara; categorização dos municípios integrantes no mapa do turismo brasileiro; promoção turística regional com acesso ao mercado e, articulação e mobilização das demandas municipais.

 

Benefícios – Dentre os benefícios apresentados estão, o suporte técnico para o fortalecimento da gestão municipal de turismo; utilização da sede para os associados; intermediação junto à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e o Ministério de Turismo aos pleitos municipais; participação da promoção turística; participação no calendário regional em projetos turísticos e de eventos da Costa do Cacau; inclusão no plano de marketing da câmara e a utilização do órgão para o apoio junto ao Programa de Regionalização do Turismo.

 

Por sua vez, a presidente da CTCC, Cida Aguilar apontou para um cenário promissor para investimentos no turismo regional. “Além do Plano de Ação, apoiamos um conjunto de iniciativas como, Estrada do Chocolate em parceria com o Governo do Estado; o Cicloturismo que é uma tendência mundial, sem falar de inúmeros atrativos turísticos da região. Nesse cenário, a Câmara reúne alternativas e estratégias para alavancar a atividade dos nossos municípios”, destacou.

 

Participaram do encontro, o prefeito Mário Alexandre; o vice José Nazal; superintendente de Turismo da Bahia, Jorge Ávila, também o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, os prefeitos, Antônio de Anízio (Itacaré), Dr. Almeida (Canavieiras); Moacyr Leite (Uruçuca); Lero Cunha (Firmino Alves); além de demais representantes dos municípios que compõe o território.