Uma das maiores obras estruturantes da Bahia nos últimos anos, o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, será inaugurado amanhã (23). A cerimônia de inauguração que deveria ser uma grande festa do povo conquistense e região virou palco de grandes polêmicas devido a exigências do presidente da república Jair Bolsonaro. Por orientações da presidência, Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) proibiu o pouso do avião do Governador da Bahia Rui Costa. A informação foi noticiada no Programa Balanço Geral.O Avião Presidencial é o único que a ANAC permitiu pousar. Até mesmo as aeronaves de pequeno porte estão proibidas.

Na programação, Rui Costa chegaria em Conquista em um avião a jato fretado da Viação Azul, acompanhado de cerca de 100 autoridades. Porém, o Governo do Estado recebeu uma ligação da ANAC proibindo a utilização da pista. Agência Nacional justificou afirmando que a pista está em fase de teste e ainda estará molhada no momento da inauguração.

As proibições levantam suspeita de retaliação ao governador Rui Costa que é também presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Há menos de uma semana, Bolsonaro fez falas xenofóbicas em relação à região Nordeste e aos seus governadores.

As ações e posicionamentos discriminatórios do presidente têm recebido aval da prefeitura de Vitória da Conquista. Além de permitir as exigências e restrições na cerimônia de inauguração, o Governo Herzem mandou tirar outdoors do governo da Bahia que anuncia inauguração de aeroporto na cidade com o objetivo de boicotar o governador Rui Costa.

*Blitz Conquista