Desde que foi implantada na cidade, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro do Malhado, em 03 de Abril 1981 a referida instituição acumula problemas e não são poucos.

A única coisa que teve como mudança foi o prédio em que era edificado no bairro do Malhado, pertencente à Prefeitura e que hoje ocupa outra entidade.

O DETRAN foi mudado de endereço para o bairro do Iguape, em um imóvel, que pertencia ao (ICB). Extinto Instituto de Cacau da Bahia, com a falência do ICB, o equipamento “instalações” foi doada a (UESC) Universidade Estadual de Santa Cruz, que cedeu para o CIRETRAN.  A época da reforma das instalações estava no governo do Estado o então governador Antônio Carlos Magalhães.

O tempo passou e nada mudou mesmo com o avanço da tecnologia e com o acumulo dos pleitos, a CIRETRAN se encontra com um arsenal de problemas; Problemas de ordens funcionais que às vezes até o impedem de abrir as portas.

Recentemente, a CIRETRAN faltou papel Oficio, água de beber para os funcionários, prontuários, entre outras coisas. O que mais está dificultando o setor é a falta de planilha de CRVL, Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos. esse item, tem sido uma dor de cabeça para o contribuinte e pessoas que trabalham no setor.

Serviços dessa natureza  deveria chegar na residência do pleiteante, pessoa que contribui e paga a taxa de confecção.

O setor de exames de rua, “teste de direção para adquirir a CNH, funciona dentro do mato num local de exposições horripilantes, não oferecendo as condições mínimas que se adequem a uma pessoa caso tenha necessidades orgânicas”. Ou seja; quem precisa de um banheiro, corre pro mato e em epoca de chuvas, o mesmo mato serve de abrigo para quem está fazendo exame.

as constantes filas dentro do setor é rotina quase todo dia, com poucos funcionários o órgão se arrasta e a maioria nem sempre está bem informado sobre determinados assuntos.

Tudo isso, faz do CIRETRAN de Ilhéus, um ambiente carregado de problemas. Isso leva a crer, que se algo não for feito urgentemente, o órgão pode fechar a qualquer momento.

*Luky Rei