Ilhéus, município do sul da Bahia está oficialmente incluída no Mapa Nacional do Turismo Brasileiro, de 2019-2021 do Ministério do Turismo (MTur). A certificação foi divulgada no Diário Oficial da União, instituída pela Portaria nº 271, de 23 de agosto de 2019. A inclusão no mapa possibilitará ao município buscar recursos junto ao MTur para investir em melhorias nos pontos de visitação turística da histórica cidade.

De acordo com a Prefeitura, o setor é considerado um vetor econômico importante, pois insere Ilhéus no cenário nacional, além de aquecer a economia local. “Por meio das parcerias firmadas entre o poder público municipal e os governos estadual e federal, estamos atraindo investimentos para fomentar e impulsionar o turismo, projetando nossa cidade para o mundo”, reforça o secretário Fábio Manzi Junio, da Cultura e do Turismo (Sesult). 

A partir do novo mapa, Ilhéus foi elevada à categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Os municípios que pertencem à categoria A recebem mais subsídios do Governo Federal e do Ministério do Turismo, a linha de crédito se torna mais acessível e a cidade passar a ter maior visibilidade.

O titular da Comunicação (Secom), Hélio Ricardo participou ativamente da campanha publicitaria do Cadastro, e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em campo, realizado pelos turismólogos, Edijan Bispo e Ingrid Barbosa, com apoio do servidor Jacks Rodrigues, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Fortalecimento – Na última quinta-feira (22), o prefeito Mário Alexandre participou de uma reunião para alinhar os preparativos da temporada de cruzeiros no município, no período compreendido entre novembro de 2019 e abril de 2020. Na oportunidade, o gestor municipal destacou a parceria firmada entre o Governo do Estado, município e trade turístico, com o propósito de atrair investimentos para a cidade nos próximos anos.