Uma reunião na noite desta quarta feira 18, no espaço de eventos do Mercado de Artesanatos com as presenças dos Secretários Fábio Júnior da Secretaria de Turismo,  Jerbson Moraes da Infraestrutura, entre outros escalões do governo, com todos os comerciantes do mercado,  decidiram pela movimentação de como e onde o mercado estará neste Verão.

O representante da Associação, Clovis Pizunte, propositor da reunião e das indicações de mudanças, solicitou que a feira possa acompanhar toda movimentação de final de ano na Avenida Soares Lopes, juntamente com as feiras que se apresentam todos os anos.

De acordo com Pizunte e demais comerciantes, é sempre dificil trabalhar no local que estão, pois, tudo está centralizado na Avenida Soares Lopes. “É por lá que o Turista fica, é lá no Parque que as pessoas se concentram, as praças de alimentações, tudo está lá”. Disse Pizunte. 

Colocando suas posições os comerciantes relataram que durante todo ano o que se comercializa é muito pouco, o mercado é isolado e esquecido, e quando chega o verão é  hora de faturar e que o mercado tem uma responsabilidade de identificação com a cidade muito grande, divulgando a mesma de diversas formas, vendendo lembranças, camisas com nome de Ilhéus etc.

Por tudo isso, foi proposto, solicitado, que a feira esteja na avenida ao lado da Catedral ou próximo da Feira de Verão que se instala todos os anos uma lado a lado da outra.

Como solicitação também foi proposto que o mercado deixe de existir na localidade, podendo ir de acordo com prepostos da prefeitura para a Avenida Dois de julho, local onde muito tempo no passado serviu de atrativos e foram realizadas muitas festas.

Fazendo uso do microfone o Secretário de Infra Estrutura, Jerbson Moraes, se comprometeu a levar a ideia enfrente e que dá parte dele a feira vai está lá na Avenida Soares Lopes.

Jerbson disse ainda em seu discurso que conhecia as dificuldades enfrentadas por todos que trabalham no segmento da feira, e que não é justo toda vez que chega o verão o mercado ficar isolado e os comerciantes sem faturamento com dificuldade.

O secretário também falou com relação à mudança do equipamento sair definitivamente do local e acompanhar o turista ficando de vez na avenida. Para Jerbson o momento é de focar primeiro no verão, levar a feira para avenida e na sequencia pensar na mudança. ainda de acordo com Jerbson, a vontade e a idéia pode existir, porém isso demanda uma série de coisas e que não seria fácil;

O mercado vai mudar de lugar sim, porém em primeiro momento, apenas neste verão, em seguida estuda-se a possibilidade de acordo o desejo de alguns não todos, e sem lugar certo ainda.

O secretário de Turismo Fabio júnior disse que sabe muito bem sobre as dificuldades dos feirantes pois, ele também trabalha no segmento é proprietário de pousada e que lamenta as dificuldades enfrentadas.

Para Fábio Júnior, é preciso que todos se organizem e a partir dai possam serem criados vários mecanismos em prol do citado mercado, mudanças, reformas enfim.

Em resumo ficou esclarecido e compromissado que o mercado vai está na Avenida Soares Lopes a partir de novembro de inicio para, uma nova feira. outras solicitações serão estudadas.

Ascom/PMI