Lideranças políticas descerraram na manhã desta sexta a placa de inauguração (Fotos: Paula Fróes/GovBA)

aqui por diante, os Postos de Saúde da Família de 29 municípios do sul da Bahia terão o papel de encaminhar pacientes para consultas e exames de Alta Complexidade na Policlínica Regional na avenida J. S. Pinheiro, em Itabuna. O equipamento, inaugurado nesta sexta-feira (20), com a presença do governador Rui Costa, deputados, prefeitos, vereadores e outras lideranças, a obra demandou um investimento superior a R$ 26 milhões do governo estadual. “Aqui não vai ter fila, ninguém precisa chegar 3, 4 horas da manhã”, disse o gestor.

Segundo ele, o funcionamento do serviço será 40% custeado pelo estado e 60% pelos cofres de cada um dos municípios ligados ao Consórcio Regional de Saúde. Tudo para atender a uma população de aproximadamente 750 mil pessoas. Como se aproxima um ano eleitoral, Rui foi questionado pela imprensa sobre como o cidadão poderá reagir a um eventual uso eleitoreiro da Policlínica e ele rebateu essa possibilidade.

 

“Quem marca consulta aqui não é o governador, não é o deputado, não é o prefeito, não é o vereador. Quem marca consulta aqui é o Posto de Saúde da Família que vai requisitar o exame. Portanto, isso afasta qualquer uso político-partidário. Graças a Deus, isso não ocorreu em nenhuma situação e tenho certeza que não ocorrerá nesta aqui. Cada município tem uma cota de exame diária, semanal, mensal e zeramos a fila de muitos desses exames”, justificou ele, referindo-se às outras 12 policlínicas em funcionamento na Bahia.

Policlínica deverá realizar em torno de 400 ressonâncias por mês Rui Costa conduziu uma visita guiada às instalações da Policlínica

Micro-ônibus com internet

Também nesta sexta, foi entregue um conjunto de micro-ônibus, com ar condicionado e wi-fi, para conduzir os pacientes das cidades ligadas ao Consórcio até Itabuna. No caso das mamografias, além daquelas requisitadas pelos postos, haverá uma carreta fazendo rastreamento para diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres a partir de 40 anos em toda a região.

A Policlínica Regional de Saúde, cujo intuito é fortalecer a Educação Básica, irá oferecer consultas e exames em 19 especialidades. Entre os procedimentos, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e eletroencefalograma.

O presidente do Consórcio e prefeito de Almadina, Milton Cerqueira, lembrou que todos os nossos municípios estavam carentes de Saúde. “Aqui não tinha atendimento para o povo. Agora, quem vai mandar é o secretário de cada município. Pode ter certeza que vamos fazer o possível e o impossível para um atendimento especial”, afirmou.

Vale lembrar que o equipamento alcança os seguintes municípios: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicarai, Ibirapitanga, Ilhéus, Itacaré, Itajudo Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória e Una, além da já citada Itabuna.