Fotos Geraldo Carvalho

Composta por 170 pessoas, entre estudantes atletas, professores, gestores escolares e técnicos, a delegação baiana viaja na noite desta sexta-feira, para Natal (RN), onde participa, de sábado (21) a terça-feira (24), da etapa regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete, dentro das faixas etárias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. Antes do embarque, agendado para às 22h, estudantes, pais e professores participaram de um encontro, no auditório do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, para receber as orientações técnicas relacionadas à competição.

A atividade contou também com a presença dos secretários estaduais da Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Davidson Magalhães, além do diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado (SUDESB), Vicente Neto, e do consultor da Federação Baiana de Esporte Escolar, Ari Souza.

Na etapa Regional Nordeste, a rede estadual será representada por três equipes: duas de basquete feminino do Colégio Estadual Edson Carneiro, localizado no bairro de São Caetano, em Salvador, e uma equipe de futsal feminino, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Juazeiro. Também integram a delegação baiana estudantes do Colégio Militar da Bahia, Colégio Integral, Colégio Dom Bosco, Colégio São José e Colégio Sartre, todos em Salvador, e Colégio Edimaster, em Irecê.

Animados e, ao mesmo tempo ansiosos, os estudantes da delegação baiana participaram da reunião de instrução, comprometidos com a missão de lutar para trazer medalhas para o Estado. É o caso da atleta Edimaria Martins, 17, 3º ano do Colégio Modelo de Juazeiro. “Participo de competições de futsal há quatro anos, mas este ano é uma nova experiência porque é a primeira vez que viajo com esta modalidade para o Nordeste. Estou muito feliz de ter passado para a etapa Regional Nordeste representando a Bahia, espero trazer uma medalha para o nosso Estado”. Rafaela Silva, 14, 9º ano do Colégio Edson Carneiro, também fala do seu orgulho de competir fora da Bahia. “Esta é a segunda vez que viajo para fora, defendendo o basquete, mas a emoção é de estreante. Estou muito orgulhosa, mas também muito ansiosa para chegar logo a hora de jogar. Espero trazer a medalha”.

 

Acompanhado do estudante Emanoel de Jesus Paixão, 18, 2º ano no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (Salvador) – que vivenciou, nesta sexta-feira, a experiência de ser “secretário por um dia”, participando da agenda interna e externa do gestor estadual –, Jerônimo Rodrigues falou da relevância do esporte na vida escolar e desejou sucesso às 17 equipes que irão disputar os jogos coletivos em Natal. “Temos uma comitiva composta de grandes atletas masculinos e femininos e o governador Rui Costa se sente orgulhoso com este compromisso cumprido em todas as etapas dos Jogos Estudantis. Meados de novembro, esperamos ir com esta equipe para Blumenau, representando o Nordeste”. O secretário Jerônimo falou, ainda, sobre a compatibilidade entre as secretarias envolvidas. “Estamos trabalhando o esporte na dimensão do pedagógico, mas também do rendimento. Desejamos boa sorte aos atletas e pedimos a eles o comprometimento com a sua camisa que está representando a Bahia e um comportamento zeloso, para que eles possam ir e voltar com tranquilidade”.

 

“Quero parabenizar a equipe que vai representar a Bahia nos Jogos Escolares. Diferente do que se vê no governo federal, quando praticamente todas as políticas de apoio ao esporte foram canceladas, o Governo da Bahia segue uma linha totalmente oposta. Nestes jogos, por exemplo, foram investidos R$ 9 milhões para a organização da competição. Isso também é a valorização de nossa juventude. Quando se quer combater a violência, se faz com esporte, educação e inclusão social”, disse o titular da Setre, Davidson Magalhães.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos, Marcius de Almeida Gomes, também destacou a importância do esporte na vida escolar. “Esta etapa do JERP concretiza tudo aquilo que a Secretaria desenvolveu nos últimos seis meses, iniciado com a etapa municipal dos Jogos Estudantis. Tivemos um ano diferente com as comemorações dos dez anos do JERP (Jogos Estudantis da Rede Pública). Acreditamos que a participação de mais de 140 mil estudantes representou a dimensão do que é o esporte na escola e o ganho que pode levar isso no seu processo de aprendizagem. Muitos estudos apontam que o esporte é um dos veículos estratégicos utilizados para a manutenção do estudante na escola, garantindo a sua aprendizagem”.

 

A delegação viaja em voo fretado pelo Governo da Bahia, em uma ação orçamentária que envolveu a SEC, a SETRE e sua autarquia de esporte, a SUDESB. Em novembro, viajarão os atletas classificados nas dez modalidades individuais (badminton, xadrez, vôlei de praia, judô, luta olímpica, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa, atletismo e ciclismo) e equipes que por ventura sejam classificadas agora na etapa Regional Nordeste, além de uma delegação de atletas paraolímpicos, que participarão, em São Paulo, de 18 a 24/11, dos Jogos Paralímpicos Nacionais.