Josias foi até o estado de Alagoas, no município Coruripe, conhecer de perto o excelente trabalho desenvolvido pela Cooperativa Pindorama.

O secretario Josias Gomes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR),  visitou esta semana o município de Coruripe no estado de Alagoas, para conhecer a cooperativa Pindorama. A visita teve como objetivo participar de um encontro na perspectiva de poder viabilizar a implantação da cooperativa alagoana na região do São Francisco, aqui na Bahia.

Para o secretário, a cooperativa é uma excelente proposta de solução para o produtor rural nordestino. Estão provando que é possível explorar um segmento que era tido como viável apenas para o agronegócio, como a cana de açúcar. Segundo Josias, eles estão produzindo condições para que a agricultura familiar também dispute mercado neste setor.

Assim como outros estados, reproduzem as boas práticas implantadas na Bahia. Nós também fazemos questão de poder compartilhar experiências exitosas no meio rural e do cooperativismo.

O secretário disse ainda que esse é o Nordeste que trabalha unido. “onde somamos força para levar desenvolvimento e dignidade para os baianos e nordestinos”. afirmou Josias.

A Cooperativa Pindorama foi fundação em 1956, onde os Agricultores Familiares executam o modelo de reforma agrária, em uma área de 30 mil hectares – onde moram cerca de 32 mil pessoas, entre funcionários, familiares e com1,1 mil associados, que geram 1,8 mil postos de trabalho no campo, 200 empregos na indústria – processadora de frutas, derivados de coco e de leite – e 100 na usina de açúcar e álcool.

Da Redação