Pescadores e voluntários têm feito a diferença na limpeza das praias de Canavieiras

A população vem fazendo a diferença, ignorados pelo poder público municipal, que existe em não reconhecer o estado de emergência do município.

Desde do dia 12 de outubro que voluntários através do movimento “S.O.S MangueMar de Canes”, logo após apareceram as primeiras manchas de óleo no litoral de Canavieiras, pescadores, moradores e simpatizantes da causa ambiental se mobilizaram para realizar a limpeza das águas atingidas pelo derramamento de óleo no mar.

Com o óleo nas praias do litoral de Canavieiras, o apoio dos voluntários tem crescido a cada dia, e sido fundamental para a limpeza dos locais afetados. Marisqueiras, pescadores, estudantes e até empresários, além dos criadores da iniciativa que foi a, Amex, ICMBio,  Colônia de Pescadores e a Rede de Mulheres, continuam a coletar o óleo. Agora contando também com o apoio logístico da Sema, Ibama, Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros, ambos de Ilhéus.

Unidos pescadores e marisqueiras discutem ações e estratégias de ações no combate ao óleo em canavieiras.

O Movimento “S.O.S MangueMar de Canes”, foi iniciativa que uniu as instituições e a população em defesa do mar, rios e manguezais, que representam mais de 70% da renda para sobrevivência do município, bem como dos hotéis pousada e restaurantes e do turismo em geral.

Reuniões acontecem em vários lugares com o intuito de esclarecer e orientar os participantes da ação

Os organizadores afirmam que, a mobilização de mais pessoas “ameniza os impactos ambientais e negativos, causados pela poluição do óleo.” “Continuamos a ter resíduos de pequeno porte, mas frequente e em crescente. Entretanto temos uma equipe bastante interessada e trabalhadora que faz inspeção constante dos diversos setores, monitorados diariamente.

São cause 26 toneladas de óleo já recolhidas na área da Resex de Canavieiras

Precisamos de mais voluntários, pois essa luta é de todo mundo, acreditamos que que mais pessoas possam aparecer a partir de hoje”. Disse João Barba, presidente da Associação Mãe dos Extrativistas de Canavieiras (Amex). A população vem fazendo a diferença, ignorados pelo poder público, são os moradores é que realmente vem metendo a mão no óleo.

 

Voluntários fazem a limpeza e o monitoramento diário das praias.

Pescadores recolhem o óleo no mar

Empresa faz doação de Protetor solar para voluntários do “S.O.S MangueMar de Canes”

Balsas são usadas para o transporte do óleo retirados dos lugares de difícil acesso