Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, participou do ato representando o governador Rui Costa.

Foi lançada no auditório do Sest/Senat, a Patrulha Guardiã Maria da Penha – projeto pioneiro no Sul da Bahia que será operado pela Guarda Civil Municipal (GCM). A solenidade que foi realizada no dia em que se comemora o Dia Internacional para a Eliminação de Violência contra as Mulheres – 25 de Novembro -, contou com as presenças do prefeito Fernando Gomes e  da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, que esteve representando o governador Rui Costa.

Também estiveram presentes Juízes, Promotores Públicos, Representantes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, da Defensoria Pública, da OAB/Itabuna, da Câmara de Vereadores, do 15º BPM/Ronda Maria da Penha, Secretários Municipais, inclusive a Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Neilma, que foi nomeada Madrinha da Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Para o prefeito Fernando Gomes, um projeto como este, que integra o plano de ações da nova gestão da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran), sob o comando do Ten Cel PM Valci Serpa, merece todo empenho da administração municipal.                  “O objetivo é integrar a Patrulha Guardiã Maria da Penha a rede de ações que já vem sendo implementada para o combate à violência doméstica contra a mulher”, frisou o prefeito Fernando Gomes.

 

O titular da Sesttran, Tem Cel PM Valci Serpa, aproveitou o momento para salientar que toda sua equipe está atenta e muito satisfeita com a atenção que o prefeito Fernando Gomes tem dado ao projeto. “Nosso prefeito está preocupado com os avanços da GCM e dado todas as condições para êxito em nossas ações. Vamos juntos vencer essa batalha da violência. Juntos somos fortes”, finalizou.

A Patrulha Guardiã é inspirada na Ronda Maria da Penha, projeto da Polícia Militar da Bahia, reconhecido no Brasil como modelo de enfrentamento à violência contra a mulher.

*Blog do Thame