A Rede de Mulheres de Canavieiras, presente na ação de reivindicação dos direitos dos pescadores e marisqueira, que aconteceu em Salvador.

Fruta da luta do Movimento dos Pescadores e Pescadoras, Articulação Nacional das Pescadoras, Rede de Mulheres, Colônia de Pescadores Z-20 de Canavieiras, Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras, e mais 14 associações, a Bahia Pesca começou hoje na associação de Puxim de Fora, o cadastramento de Pescadores e marisqueiras de  Canavieiras, convocados pela Bahia Pesca, atendendo a programação solicitada pelas entidades do setor do estado.

A Amex acompanhou os trabalhos de cadastramento dos pescadores e marisqueiras de Una.

Mesmo sem o “Decreto Municipal de Situação de Emergência”  pelas manchas de óleo que atingiram o município, o órgão estará fazendo um levantamento dos pescadores e marisqueiras que tiveram suas atividades prejudicadas pelo derramamento de óleo no município de Canavieiras.

O grupo “S.O.S MangueMar Canes”, que é o movimento que foi criado para retirar o óleo e monitorar toda a situação do desastre na área da Resex de Canavieiras, continua em ação e contabiliza mais de 35 toneladas de óleo já retiradas de todos os setores marinho atingidos.

O Movimento dos Pescadores e Pescadoras, Articulação Nacional das Pescadoras, Rede de Mulheres e a Amex, realizaram manifestações em vários pontos da cidade de Salvador

As informações serão enviadas ao Ministério da Agricultura, para que o Governo Federal desenvolva políticas compensatórias emergenciais. Os cadastramentos serão feitos sempre das 8h às 16h, conforme programação abaixo.  Para se inscrever, os pescadores devem levar RG, CPF, NIS, comprovante de residência e, se tiver, Registro Geral de Pesca (RGP).

Programação de cadastramento:

* Quarta-feira (4)   – Canavieiras (na Associação do Puxim do Sul)

 * Quinta-feira (5) – Canavieiras (Colônia de Pescadores Z-20)

 * Sexta-feira (6) – Associação de Campinhos e Colônia de Pescadores Z-20

  * Sábado (07) – Canavieiras – Escola 15 de outubro.