A homenagem foi entregue pelo Coordenador Técnico da CBV, Radamés Lattari Filho e o Presidente da Federação Baiana de Vôlei, Hercules Henrique Pimenta.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), no dia 13 deste mês, homenageou Boaventura Pereira Freire, de Canavieiras com o Título “Honorifico/Emérito” pelos 32 anos de colaboração, dedicação  e desenvolvimento em prol do esporte VOLEI no Estado da Bahia.

Promovido pela Federação Baiana de Voleibol (FBV), o evento reuniu diversos representantes do esporte, entre eles, o presidente da FBV, Hércules Pimenta, o Diretor Executivo da CBV e o presidente em exercício, Radamés Latarri. O evento aconteceu no Auditório do Colégio Salesiano em Salvador.Professor Boinha, como é mais conhecido, é professor de Educação Física e dedica boa parte de seu tempo, para além da sua obrigação, construiu uma página generosa do esporte no Baiano. Tendo desenvolvido em sua comunidade o crescimento do Vôlei, por meio das observações e da grande procura pelo esporte, iniciou em 1988 a desenvolver iniciação do Vôlei, para meninos e meninas, na cidade de Canavieiras/BA.

 

Atuando não só como um profissional a serviço da educação, mas também como um grande descobridor de talentos, Boinha, revelou muitos atletas que se destacaram e foram convocados para compor as Seleções Baiana Feminina e Masculina e Seleção Brasileira; Técnico Nível II da CBV; Árbitro de Vôlei de Quadra e Praia da FBV – Federação Baiana de Voleibol.

Já em 2009 recebeu da Câmara Municipal de Canavieiras/BA, a Comenda 25 Maio, pelos seus relevantes serviços ao Esporte do município, e em 2014 e 2018 recebeu do Governo do Estado da Bahia, o Prêmio Servidor Cidadão, pelo o grande serviço social realizado através do esporte.

 

Com uma vasta experiência, o professor desenvolveu também o Programa  VIVAVOLEI – Núcleos de Canavieiras e Comunidade de Campinhos, no período de 2011 / 2016, em parceria com a CBV / FBV; e Atualmente é Coordenador de Esportes do Clube Desportivo Canes (CDC), da cidade, onde incentiva o esporte em prol do crescimento do Voleibol Baiano.

“É com vasta emoção que divido esta homenagem com todos, quero agradecer primeiramente a Deus; a minha Família e em especial a saudosas memórias de meus pais JONAVAL FREIRE e DALVA FREIRE e de meu padrinho ROSALVO FREIRE, que desde meus primeiros passos e por muitos anos foram meus alicerces; aos meus Atletas e Diretoria do CDC que estiveram comigo durante toda a minha jornada e a todos aqueles que, de alguma forma em geral contribuíram para que eu pudesse estar aqui hoje recebendo esta homenagem. A vocês, minha enorme gratidão”, relatou Boinha Freire.