A prefeitura de Vitória da Conquista, terceiro maior município da Bahia, estabeleceu um cronograma para a retomada gradual do comércio. A reabertura se dará em cinco fases, com a primeira iniciando-se na próxima segunda-feira (1). Segundo a gestão municipal, a decisão foi tomada “com base em dados estatísticos”.

A partir de 1º de junho, shopping centers poderão ficar abertos de segunda a sexta, entre 10h e 22h. Lojas de vestuário, artigos esportivos, eletrodomésticos, informática, móveis e colchões também estão autorizadas a reabrir. Entretanto, terão que cumprir um revezamento de horário, podendo funcionar cinco horas por dia (conforme quadro abaixo).

Primeira fase da reabertura gradual em Vitória da Conquista (Foto: Reprodução / Ascom PMVC)

 

Na primeira fase, aos sábados e domingos, a maior parte do comércio ficará fechado, sendo dias exclusivos para funcionamento das feiras livres e dos serviços essenciais.

 

A segunda fase tem data prevista para 8 de junho, quando salões de beleza, tabacarias, floriculturas, bancas de jornal e comércio de animais poderão voltar a funcionar. A terceira, programada para 15 de junho, liberará bares e restaurantes, com exceção daqueles com serviço self-service. Na quarta e penúltima fase, prevista para 22 de junho, a prefeitura planeja liberar o retorno das academias de ginástica.

 

Por fim, na quinta e derradeira fase, escolas, templos religiosos, cinemas, teatros e casas de show serão permitidas. Entretanto, ainda não há previsão para essa parte da reabertura, que dependerá muito da situação epidemiológica do município.

 

Foram estabelecidas também diversas medidas de distanciamento social, higiene e proteção de integrantes dos grupos de risco, como uso de máscaras, disponibilização de álcool gel 70% e teletrabalho para pessoas com mais de 60 anos.

 

Conforme dados publicados, nesta quarta-feira (26), pela prefeitura, Vitória da Conquista possui 122 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, além de 283 casos suspeitos, aguardando coleta ou resultado de exames. Cinco pessoas faleceram no município em decorrência da Covid-19. Até o momento, 36% dos leitos de UTI disponibilizados para o tratamento da doença encontram-se ocupados.