O senador Ângelo Coronel, presidente da CPMI das Fake News, no seminário do Sinjorba em Itabuna (Foto: Gerson Santana)

Senado deve votar na próxima terça-feira um projeto de lei que tem como objetivo combater as fake news. A proposta, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), prevê normas para conter abusos, manipulações e perfis falsos que disseminam e impulsionam esse tipo de conteúdo.

A informação foi confirmada pelo senador baiano Angelo Coronel (PSD) durante entrevista à CNN Brasil, no final da manhã desta nesta sexta-feira (29).

Segundo Coronel, que será o relator do projeto, a proposta contém 37 artigos e vai estabelecer “crivos” para o uso mais transparente das redes sociais.

“Estamos ouvindo a sociedade civil e parte da imprensa, estabelecendo um diálogo e acatando sugestões porque não queremos tirar a liberdade de expressão de ninguém, mas não podemos admitir que as pessoas xinguem as outras e as ataquem a honra”, comentou o senador.

Ainda segundo o parlamentar já foram colhidos depoimentos de mais de 100 pessoas  e 60 requerimentos de quebra de sigilo e outros 160 pedidos de convocação serão analisados.

Ainda de acordo com ele, que também é presidente da CPI das Fake News, novas provas devem endossar o relatório com a quebra d sigilo de dados de alguns perfis nas redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.

“Eu não queria jamais chegar em uma televisão e falar: ‘fulano é culpado ou supostamente culpado’. Eu espero que com essas quebras possamos ter os materiais em mãos. Hoje, por exemplo, às 15h, vamos ter uma reunião com o Twitter, solicitando dados”, completou coronel.