Para garantir mais segurança sanitária para pacientes e colaboradores, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, finalizou a instalação de banheiros na área externa da unidade hospitalar. A implantação dos equipamentos, é reconhecida como uma boa prática, e auxilia na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).O HRCC já adota um conjunto de medidas com o objetivo principal de resguardar a saúde dos pacientes, e em sua Unidade Covid-19 havia implantado esse sistema desde sua inauguração. A ala direcionada para pacientes de outras patologias ganha esse reforço no combate às infecções, inclusive do novo coronavírus (Covid-19).

O sistema de higienização disponibilizado conta com amplos vestiários masculinos e femininos, arejados, limpos e com boa iluminação. Na entrada para o turno de trabalho o colaborador recebe um kit com toalha, conjunto privativo hospitalar e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Desta forma, feito todos os procedimentos orientados, pode começar suas atividades laborais.

De acordo com a enfermeira Fabiana Oliveira, coordenadora de Higienização e Rouparia do HRCC, o IBDAH, instituto que administra o hospital pensou em uma forma a mais de segurança para o colaborador. “Esta semana iniciamos essa rotina com profissionais de higienização, rouparia e maqueiros. Na próxima semana serão todos os colaboradores que têm contato direto com o enfermo, visando tanto a segurança do colaborador, quanto do paciente”, acrescentou.

A direção do HHRC sinaliza que todas as medidas para garantir a segurança sanitária no hospital são adotadas, atendendo normas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Ministério da Saúde e OMS.