Neste mês de julho, o Programa de Suplementação Nutricional do Centro Estadual de Oncologia (CICAN) completa dois anos, e os pacientes comemoram com a equipe o privilégio de poder se beneficiar com uma oferta complementar de nutrientes durante uma fase tão importante do tratamento oncológico, favorecendo que ele seja otimizado, alcançando metas clínicas esperadas. Durante este período, está sendo divulgado vídeo explicativo na sala de quimioterapia, sobre a importância do uso do suplemento durante o tratamento oncológico e os pacientes irão degustar novas receitas com os suplementos nutricionais.

O Programa é voltado para os pacientes em quimioterapia. Nele, o paciente é avaliado pela nutricionista, que o inclui no Programa e prescreve o suplemento mais adequado naquele momento para ele. O paciente leva para casa os suplementos para uso durante 30 dias, quando é necessária sua reavaliação para continuidade no Programa.

A suplementação nutricional oral é de extrema importância no tratamento do paciente oncológico, pois, é através dela que são complementados nutrientes necessários para cada paciente, com o objetivo de melhorar seu estado nutricional, garantindo a manutenção do peso corporal, fortalecimento do sistema imunológico e minimização dos efeitos causados pelo tratamento.

Os pacientes, durante o tratamento do câncer, podem apresentar enjôos, vômitos, diarréia, mucosite (feridas na boca e garganta), alteração no paladar e falta de apetite, sendo necessário utilizar os suplementos nutricionais no período, pois esses sintomas podem levar a uma perda de peso corporal, contribuindo negativamente para o estado nutricional.

A nutricionista Daniela Dantas, idealizadora do Programa, é responsável por avaliar e prescrever o suplemento nutricional específico para cada paciente, individualmente, pois sua indicação depende do estado nutricional em que se encontra o paciente, assim como do tipo de câncer, tratamento realizado e sintomas e efeitos colaterais apresentados.