“Doar sangue não dói, o que dói é ver alguém morrer por falta dele”

Durante reunião e treinamento realizados na última terça-feira (11), para alinhar procedimentos e melhorar condutas de transporte de pacientes, condutores socorristas do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, decidiram, por unanimidade, doar sangue para o banco de coleta do município. A iniciativa visa contribuir para melhoraros níveis de estoques disponíveis para pessoas que necessitam de transfusão.

A encarregada evidenciou a sensibilidade dos profissionais, que perceberam a necessidade dessa atitude solidária, em tempos de pandemia da Covid-19. “Nós temos consciência disso. Vamos buscar sangue em vários lugares como Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Estamos percebendo a falta de doadores nos bancos de sangue. Então, até como um modo da gente chamar à atenção para essa causa, podemos estimular a população para que faça a doação. Aqui no Costa do Cacau, resolvemos puxar essa campanha pelos condutores”, argumentou.

Doação – salva vidas – Uma bancos de sangue do país, muitas vezes enfrentam dificuldades em receber voluntariados para doação. Na Bahia, e na região sul do Estado, essa realidade não é diferente, ainda mais com a condição imposta pelo novo coronavírus à saúde pública. A atitude consciente dos condutores do HRCC busca levar benefícios ao próximo e ajudar salvar vidas.

Atualmente, torna-se cada vez mais presente na mídia, campanhas de familiares em busca de doadores para seus entes queridos internados. Muitas dessas investidas têm logrado êxito, e até mesmo, o sangue coletado ajuda a salvar a vida, não apenas do paciente alvo da campanha, mas também outras pessoas. Essas ações podem amenizar a angústia e o sofrimento de muitos pacientes e suas famílias que aguardam ansiosamente pela doação de sangue.

Os condutores socorristas do HRCC iniciaram sua jornada do bem, na última quarta-feira (12).  O planejado é o deslocamento de dois profissionais por vez, para que não haja aglomeração, seguindo as recomendações de segurança sanitária para sua proteção e de terceiros. O condutor Leandro Leite de Oliveira expressou sua satisfação em participar do ato solidário “estamos aqui ajudando a salvar vidas, doando sangue”.