Por: Kléber Torres

A TVI Play lança amanhã (18), às 22 horas, a série “O Síndico”, uma comédia em cinco capítulos sobre a convivência é um condomínio num prédio em Itabuna, com direção de Betse de Paula e um elenco que conta com o global Carlos Betão, ao lado de Jailton Alves, Raquel Rocha, Tamires Santana, e Sérgio Ramos. O cenário é o condomínio da Torre da Primavera, que reúne três edifícios de grande porte zona Norte da cidade.

A série conta a história de um ator itabunense que acidentalmente se torna síndico e fica preso na disputa entre moradores. “O Síndico” é a primeira série de ficção filmada integralmente Itabuna, além do mais, todo o elenco é baiano formado por atores e não atores da região Sul da Bahia e dirigido pela carioca Beth Paula, que se uniu à equipe metade baiana e metade carioca para construir esta comédia marcada pelo humor e irreverência.

Jailton Alves interpreta Quim Maia e pode reunir suas experiências pessoais como síndico do prédio em que residia para construir o protagonista da série, que tem em termos de referência que remonta aos tempos do rádio com o “Prédio Balança Mas Não Cai”, que se tornou um clássico programa de humor e que alcançou a televisão.

No cinema também são referências para “O Síndico”, o clássico Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, que também explora por via do suspense o tema da vizinhança. Mais recentemente, no cinema nacional Edifício Master e o Som ao Redor trataram, do tema e na TV, a série A Grande Família também fala de convivência.

O Sindico tem direção de Betse de Paula, que começou no cinema em 1985, como assistente de produção de Sérgio Resende e construiu uma sólida carreira ao longo dos últimos 30 anos com filmes premiados entre os quais estão Encantadeiras (2020), Vozes da Floresta (2019), Desarquivando Alice Gonzaga(2017) e Dissecando Antonieta(2015).

A série foi produzida pela Floresta Filmes em parceria com a Aurora Filmes, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e da Agencia Nacional de Cinema (Ancine), além do apoio da prefeitura de Itabuna, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, durante a gestão de Daniel Leão.

Ficha Técnica

Título : O Sindico
Direção : Betse de Paula
Roteiro: Clara Mello, Betse de Paula e Sérgio Ramos
Elenco : Jailton Alves, Carlos Betão, Don Diego, Vinícius Patrício, Raquel Rocha, Ruth Felisone, Susana Moellen, Jiovana Freire, Tamires Santana, Eva Lima, Pryscila Coutinho, Sérgio Ramos, Rogério Tomas e Lia Azevedo.