Na foto o Vice-Prefeito Bebeto, secretário Pellegrino, com Augusto, Marão e Almir Melo

A correta disposição de para atender às cidades de Itabuna e Ilhéus foi tema de um encontro entre os prefeitos Augusto Castro e Mário Alexandre Souza-Marão, ambos do PSD, com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano-Sedur, deputado federal licenciado Nelson Pellegrino.

Além disso, está prevista a mesma solução para os resíduos de vinte e duas cidades regionais nessa negociação. A reunião contou com as presenças do vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, e do secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Júnior.

Os dois refeitos das duas maiores cidades do sul da Bahia pretendem constituir grupos de trabalho para que analisem como pode se dar a cooperação no marco legal do saneamento básico aprovado pelo Senado Federal e sancionado pelo Presidente da República. Aos municípios a nova lei determina que os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos deverão ser revisados, no máximo, a cada dez anos.

Além disso, a lei também estabelece um prazo para o fim dos lixões no país. Para municípios com planos elaborados, o prazo é 2 de agosto de 2022, para cidades com mais de cem mil habitantes. Já em cidades entre cinquenta e cem mil habitantes, os lixões devem ser eliminados até 2 de agosto de 2023; e em cidades com menos de cinquenta mil habitantes, o prazo é 2 de agosto de 2024.

Fonte: Blog do