O coordenador da Sesai vacina as lideranças Tupinambá de Olivença. Foto: Walney Magno

Grupo prioritário na primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, líderes indígenas receberam a primeira dose do imunizante Coronavac ontem, 19, em Ilhéus. Os índios são atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul.Foram imunizados parcialmente o cacique Sival Sussuarana, da aldeia Igalha e Valdelice Tupinambá, integrante da aldeia Itapoan. Além de serem atendidos pelo Cesol com formação, os líderes – assim como outros grupos do território – vêm sendo assistidos pelo Centro Público durante a pandemia com ações como doação de alimentos e máscaras nas comunidades indígenas.

Mais de 200 indígenas já foram foram imunizados no município e devem receber a segunda dose da vacina num intervalo que varia entre 14 e 28 dias. O novo lote será distribuído conforme disponibilidade dos governos federal e estadual.

Uma equipe do Cesol na aldeia Itapoan

Para o coordenador do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, é um momento histórico no território., “embora ainda não seja possível imunizar toda a população, as primeiras doses já nos devolvem a esperança por dias melhores.

A prioridade para comunidades indígenas e quilombolas nesta primeira etapa é muito importante por que além dos profissionais de saúde e idosos, este também é um grupo de risco que precisa ser tratado com atenção. Estamos muito felizes e esperamos que muito em breve tenhamos toda a população vacinada.”, comemora.

Fonte: Blog do Thame