A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) refuta acusações caluniosas afirmadas em vídeo por um senhor de nome Thiago Martins a respeito de recursos utilizados para contratação de leitos no município de Camacan.

A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que firmou contrato com a Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS) para prestação de serviço assistencial a pacientes diagnosticados ou com suspeita de Covid-19 no Hospital AMEC, no município de Camacan. São ao todo 20 leitos clínicos e um pronto atendimento com dois leitos de estabilização, visando o enfrentamento da emergência da saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

O processo de contratação emergencial seguiu todos os trâmites legais, sendo remunerado com os mesmos valores das demais Unidades Covid contratadas em todo o estado (R$220 mil reais para o Pronto Atendimento e R$708,57 por diária de leito clínico). Os pagamentos das contraprestações mensais são efetuados após rigorosa apuração e análise da Sesab, o que inclui apresentação das documentações comprovando a assistência prestada ao paciente e também que a inserção das informações nos sistemas do Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde do Estado reafirma o compromisso com o cuidado dos baianos, principalmente neste momento de pandemia, em que é necessária a expansão da rede de atendimento. Ainda pontua que a regionalização do atendimento é muito importante, uma vez que faz com que os pacientes sejam atendidos na região onde reside.