Preocupado com as informações na mídia nacional que dão conta da falta de doses para a vacinação da segunda dose de quem tomou a vacina CoronaVac em várias capitais do país, o presidente do Sindatran Bahia, Valério Bomfim, fez contato com o secretário municipal de saúde, Geraldo Magela neste domingo (2), via watsap,  para pedir esclarecimentos e a posição oficial do responsável pela pasta, sem resposta, nos enviou esta nota.

Segundo o portal G1 da Globo, foi suspensa a aplicação da segunda dose da CoronaVac em oito capitais brasileiras, segundo levantamento do G1:Aracaju ;Belo Horizonte ;Campo Grande ;Fortaleza ;Porto Alegre ;Porto Velho ;Recife ;

Rio Rio de Janeiro, também suspendeu aplicação da segunda dose de CoronaVac.

Em Salvador, o processo não foi totalmente interrompido, mas há escalonamento: só receberão a segunda dose da CoronaVac, por enquanto, aqueles que deveriam ter tomado a vacina nos dias 29 e 30 de abril.

No restante do estado da Bahia, nada ainda divulgado, oficialmente sobre o assunto.

Em Ilhéus, como no restante das cidades do estado, silêncio total, por parte dos responsáveis pela vacinação. Em contato com o secretário de saúde, Geraldo Magela, no dia de ontem (2), o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia, Valério Bomfim, pediu esclarecimentos, e até o momento, não obteve retorno.

A categoria de Agentes de Trânsito, na cidade de Ilhéus, já está se vacinando, após intervenção do sindicato da categoria, que cobrou a inclusão, dentro do grupo prioritário da segurança, obtivendo êxito, somente após publicação de nota na imprensa.

 

“A falta de comunicação e transparência no processo de vacinação, já foi levado ao conhecimento do conselho municipal de saúde, inclusive sobre outros aspectos, como as “sobras das vacinas”, como estão sendo aplicadas, em quem, com base em quais critérios, infelizmente, como sempre, sem resposta”, afirma Bomfim.

 

O sindicalista cobra, uma resposta oficial, ainda hoje, pela secretaria de saúde, a fim de dar uma resposta a todos os profissionais de segurança pública, vacinados e que estão agendados para tomar a segunda dose no dia de amanhã (4) “A preocupação o om silêncio da secretaria de saúde, é amanhã termos todos os profissionais de segurança pública, no local indicado para retorno para a segunda dose, sem que ela exista, contribuindo assim, para a aglomeração de centenas de pessoas, sem necessidade, é responsabilidade de todos e especialmente da secretaria de saúde, evitar as aglomerações”. Finaliza Valério Bomfim.

 

Segunda dose deve ser tomada mesmo fora do prazo

 

O Sindatran Bahia orienta a todos os Agentes de Trânsito, que conforme nota técnica divulgada na terça-feira (27), o Ministério da Saúde orientou a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra depois do prazo recomendado pelos laboratórios.

Segundo o documento, é “improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal”.

No entanto, a pasta ressalta que os atrasos devem ser evitados, já que “não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose”. resume a nota o sindicato.