WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
embasa prefeitura de ilheus



Secretaria de Cultura do Estado visita museu em Ilhéus, a convite de jornalista

A secretaria estadual de cultura da Bahia, Arany Santana, visitou o Museu da Capitania em Ilhéus

A Secretária Estadual de Cultura, Arany Santana, primeira mulher a assumir a pasta no Governo da Bahia, junto com a Chefe de Gabinete, Cristiane Taquari, visitaram ontem (21/07), as instalações do Museu da Capitania de Ilhéus, a convite do indígena e jornalista, Walney Magno, que é apresentador do programa Povos Tradicionais na TVI/BAND.

O historiador Geraldo Magela detalhou trabalho voluntário de pesquisadores da equipe de museologia  do CEPOI.

A comitiva da da secretaria de cultura  do estado foi recepcionada pelo Professor e Historiador Geraldo Magela; pelo Conselheiro da Cidade de Ilhéus, Vladimir Hughes; o Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus – CEPOI, Nelson Alves; Diretor do Museu da Capitania de Ilhéus, Rogério Matos; o Membro do Conselho Municipal de Turismo,  Marcos Lessa, e a artista plástica , Manu Pessoa.

A secretaria conheceu todos as peças ali exposta

A equipe do Museu apresentou a Secretária, o trabalho voluntário de pesquisadores, historiadores, da equipe de museologia e demais pessoas que vem lutando abnegadamente por três anos de luta para a salvaguarda e salvamento do patrimônio artístico e cultural da cidade de Ilhéus, demonstrando uma séria preocupação com as grandes perdas que vem atingindo os nossos ativos que estão em diversos lugares.

A secretaria observou a tudo detalhadamente

A Secretária afirmou que esta é uma luta de todos os baianos para recuperar estes ativos que saem da Bahia e não são devolvidos para suas comunidades, tais como o meteorito de bendegó que está no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Impressionadas com o acervo e com a relevância da história de Ilhéus, a Secretária e a Chefe de Gabinete cobraram a equipe que estruturem propostas para que se atue nas diversas instâncias governo estadual, algumas já enviadas a Casa Civil.

Magela pode mostrar a secretaria um pouco da história de Ilhéus

Além disso, ficou agendado a visita de João Carlos do IPAC para desenvolver mecanismos de proteção do patrimônio de no acervo, inclusive do Palácio Paranaguá que também definiu como prioritário que este bem seja tombado pelo patrimônio estadual.

Magela apontou com muita ênfase, a necessidade de salvamento de duas igrejas na Zona Norte de Ilhéus, uma de 1806, e, outra do início do Século que inclusive está segura com madeirames e que o telhado caiu com as fortes chuvas.

Segundo Magela, “o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido foi a marcado pela visita da Secretária Arany Santana, que se colocou à disposição para ajudar a amplificar a história de nossa cidade em fóruns de discussão do Estado, pois muitas informações ali existentes devem ser difundidas”, destacou o historiador.

Já Rogério Matos apontou lembrou que realizaram um Encontro Regional de História, através do CEPOI, em parceria com a UESC e o Teatro Popular de Ilhéus que jogou luz sobre a importância histórica de Ilhéus no cenário baiano, no decorrer dos séculos.

A secretaria Arany Santana, em um encontro na aldeia em Olivença, momentos antes da visita ao Museu

O convite feito a secretaria Arany Santana, pelo jornalista Walney Magno, para conhecer o Museu de Ilhéus, se deu em um encontro na aldeia Itapuã na comunidade indígena de Olivença, no mesmo dia da visita.

1 resposta para “Secretaria de Cultura do Estado visita museu em Ilhéus, a convite de jornalista”

  • Claudionor Araujo says:

    Louvável atitude demonstrando preocupação com s preservação do patrimônio cultural de nossa região. Parabéns índio e jornalista Walney Magno, que as autoridades locais se envolvam com a questão !

Deixe seu comentário

Banner do Governo da Bahia campanha ‘Enatado Solidário’

julho 2021
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia