O Fórum das Licenciaturas e dos Profissionais da Educação da Uesb se reuniu para deliberar sobre algumas questões relativas à política de formação dos profissionais da Educação em curso no Brasil.  Diante desse contexto, o órgão se posicionou e divulgou uma nota pública destacando que “é importante reforçar a defesa de uma formação inicial e continuada, alicerçadas em uma concepção sócio-histórica, de caráter emancipador e ancorada nos princípios da base comum nacional, construída em diálogo com as associações científicas e o movimento de educadores”.

No comunicado, o Fórum reitera, ainda, “sua oposição às políticas curriculares padronizadoras, prescritivas, aligeiradas e neotecnicistas, que induzem a precarização e flexibilização da profissão do magistério”. Acesse a nota completa aqui.

Na ocasião, também foi eleita a coordenação do órgão composta por integrantes dos três campi e da comunidade externa. Pela Uesb, foram eleitos o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação; a professora Daniela Marques Alexandrino, do Colegiado de Química, campus de Itapetinga; a professora Inês Angélica Freire, do Colegiado de Matemática, campus de Jequié; a professora Raquel Perez Maluf, do Colegiado de Ciências Biológicas , campus de Vitória da Conquista. Como representante da comunidade externa, a professora Eliene Moreira Chaves, do Núcleo Territorial de Educação 8, em Itapetinga, completa a coordenação.

Sobre o Fórum – Regulamentado pela Resolução 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade, o Fórum tem caráter consultivo e propositivo. O objetivo principal dele é institucionalizar um espaço permanente de discussão e estudos sobre os cursos de licenciatura da Uesb, pontuando a relação dessas graduações com a Educação Básica e articulando programas e ações de formação inicial e continuada.

Fonte: UESB Jequié