Bar Vesúvio, a estátua de Jorge Amado ‘descansa’ enquanto observa o vaivém de moradores e turistas. (foto: Clodoaldo Ribeiro/Divulgação)

O volume das atividades turísticas na Bahia ampliou 43,9%, no 4º trimestre de 2021 em relação ao mesmo trimestre de 2020. Com o resultado do trimestre, a Bahia encerrou 2021 com uma expansão de 47,1% no turismo, a maior entre os estados brasileiros.

Todas as 12 unidades da Federação que foram investigadas avançaram, com destaque para Bahia, que registrou a variação positiva mais expressiva entre as unidades da Federação, seguida por Pernambuco (44,9%), depois Goiás (40,5%), Rio Grande do Sul (38,5%), e Espirito Santo (36,7%).

“A Bahia ter sido o estado que mais cresceu no turismo em 2021, com ganhos econômicos e forte expansão de emprego na área, corrobora as decisões de preservação da saúde pública e vacinação como estratégias eficientes quando associadas a uma liberação paulatina e controlada das atividades. Os números colocam a Bahia como o Estado mais eficiente na condução do equilíbrio saúde/economia”, afirmou Armando Castro, Diretor-Geral da SEI em exercício.