O Grupo de Amigos da Praia (GAP) promove nova etapa do projeto Composta Ilhéus, neste sábado (7), na Praça Pedro Mattos (em frente ao Teatro Municipal), centro histórico da cidade, a partir das 8 horas. A prática marca o encerramento da Semana Internacional de Sensibilização para Compostagem, realizada de 1º a 7 de maio em todo o mundo.

Segundo Dávila Maria, mestre em Produção Vegetal, engenheira agrônoma e coordenadora do projeto, serão entregues mais 20 composteiras às famílias cadastradas, dando continuidade às atividades iniciadas no último mês de fevereiro, com meta de alcançar, no total, 500 famílias da zona urbana de Ilhéus. O objetivo final é desviar 90 toneladas de resíduos sólidos do aterro sanitário do município em 2022, gerando benefícios ambientais, econômicos, sociais e emocionais para as famílias envolvidas.

Durante a ação deste sábado, os interessados poderão participar de oficina de compostagem, roda de conversa, entrega de composteiras e sorteio de camisetas e bonés. A advogada Jurema Cintra, voluntária do GAP e autora do Composta Ilhéus, explica que é fundamental unir a coleta seletiva com a compostagem. Cada família recebe um kit com balde e composto de minhoca para iniciar a prática de transformar resíduos sólidos em adubo orgânico.

O Composta Ilhéus foi idealizado pelo GAP e é financiado pela Fundação Cargill – Multinacional de Produtos Agrícolas, por meio do Edital Nutrindo Soluções, cujos objetivos são identificar, incentivar e apoiar o desenvolvimento de projetos socioambientais de organizações da sociedade civil.

Sobre o GAP

O Grupo de Amigos da Praia nasceu da indignação de um grupo de cidadãos de Ilhéus com a imensa quantidade de lixo acumulada nas areias da praia da Avenida, no centro da cidade. Em fevereiro de 2018, durante reuniões que aconteciam na praça Rui Barbosa, o grupo estabeleceu o compromisso semanal de limpeza de praia, de forma a contribuir permanentemente para a preservação do meio ambiente e da beleza do maior potencial da cidade: a sua natureza exuberante. De 2018 até 2022, já foram realizados centenas de mutirões de limpeza de praia e plantio de mudas. O GAP atuou também em diversos momentos relevantes de crises ambientais.

Fonte: Rede Sul Bahia