DA PAUTA: Polícia Civil deflagra Operação Dolus para combater esquema criminoso na 7º Ciretran de Jequié
Três pessoas são presas por suspeita de fraudes na 7º Ciretran, prejuízo causado pelo esquema já ultrapassa os R$ 7 milhões
Na manhã de hoje (20), agentes da Delegacia Territorial de Jequié deflagraram a Operação Dolus para combater um esquema criminoso na 7º Ciretran, órgão ligado ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran). As investigações começaram em 2019 quando a polícia teve acesso a um Boletim de Ocorrência que dizia que um veículo havia sido transferido para outra pessoa sem a assinatura do legítimo proprietário.
Desde então, os investigadores se debruçaram sobre o caso e, atualmente, o inquérito tem mais de 2 mil páginas. As investigações apontaram que havia um esquema de falso reconhecimento de firma em um dos cartórios da cidade e, paralelamente a isso, fraudes no primeiro emplacamento de veículos automotores praticado por um despachante da 7º Ciretran.
Em continuidade às investigações, foi constatado que o crime se estendia a outras fraudes perpetradas por funcionários e terceirizadas da Ciretran envolvidos diretamente em falsificação de documento público, falsificação de documento particular, corrupção passiva, corrupção ativa, uso de documento falso e organização criminosa.
Na operação, 3 possíveis envolvidos foram presos e, segundo a polícia, o prejuízo total das fraudes já ultrapassava o valor de R$ 7 milhões de reais. Outros 8 mandados de prisões preventivas e 17 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Poder Judiciário.
Informações da Pauta