O prefeito Augusto Castro e o deputado federal Paulo Magalhães, parlamentar representante de Itabuna, junto ao estadual e federal

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), obteve autorização do governador Rui Costa (PT) para as obras de ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).

O compromisso foi formalizado na última sexta-feira, dia 3, quando o Chefe do Executivo baiano visitou as obras de construção da BA-649, nova ligação entre Itabuna e Ilhéus, pela margem direita do Rio Cachoeira, e do Complexo de Educação de Tempo Integral, no Bairro Sarinha Alcântara, onde funcionou o Centro Social Urbano Elzo Pinho de Magalhães.

Nesta segunda-feira, dia 6, ao participar da abertura da Feira Cidadã, na Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, a secretária estadual da Saúde, Adélia Pinheiro, garantiu que conforme anunciou na região o governador da Bahia, o compromisso é de compartilhamento de responsabilidades com o município de Itabuna fazer a ampliação do Hospital de Base.

“Essa ampliação, envolve maior número de leitos de UTI, Centro Cirúrgico, Área para Diagnóstico de Imagens e Pronto-Socorro. Faremos a qualificação dos serviços de saúde no compromisso do governador Rui Costa com a população de Itabuna, o prefeito Augusto Castro e da região sul da Bahia”, afirmou.

A titular da SESAB disse ainda que a qualificação da infraestrutura de alta e média complexidade do Hospital de Base vai trazer mais espaço para atendimento e qualidade.

“O projeto será semelhante ao executado no Hospital Clériston Andrade em Feira de Santana pelo Governo do Estado. É um projeto da propriedade da SESAB, já está autorizado pelas instâncias da Vigilância Sanitária e que já tivemos a oportunidade de executar. Isso agiliza muito a capacidade operacional de realizar a construção e nos coloca sempre em posição de rapidamente atender as necessidades da população”, acrescentou a secretária Adélia Pinheiro.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), se disse satisfeito com o atendimento de seu pedido de apoio para a reforma e ampliação do Hospital de Base pelo governador Rui Costa. Além disso, ele atendeu outros pedidos como a requalificação das escolas Maria de Lourdes Veloso, no São Caetano, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e Flávio Simões, no Califórnia, pavimentação asfáltica nos bairros pela Conder, e construção da orla da Beira-rio, ligando a Câmara de Vereadores a BA-649.

Também assegurou recursos do Governo do Estado para a reconstrução e modernização do Estádio Luiz Viana Filho, construído no início da década de 1970, e que jamais passou por qualquer obra arrojada de manutenção.

“O governador Rui Costa foi sensível aos nossos pleitos. Agora, vamos correr para cadastrar os projetos e já na próxima semana aguardar a abertura do processo de licitação”, concluiu o prefeito de Itabuna.