Pescadores e voluntários no trabalho diário de retirada e monitoramento das praias e mangues de Canavieiras.

Em um delicado momento em que atravessa Canavieiras, ocasionado pela chegada do óleo nas praias e mangues do município, mas sem se preocupar e nem tomar nenhum providência efetiva no sentido de contribuir na retirada do óleo, o prefeito Almeida, realizará o Festival Gastronômico do Caranguejo e do Camarão em Canavieiras, entre os dias 15, 16 e 17 de novembro, no Sítio Histórico, para os 14 restaurantes cadastrados.

Muitas perguntas foram feitas a coordenação do evento, que se manifestou através de Junior França, um dos organizadores, afirmando que, todo o camarão que será utilizado no festival, cuidadosamente já foi comprado com os Carcinicultores, de fazenda que utilizam água tratada.

Vídeo postado na Rede Social pelo Prefeito Almeida, mas a prática é outra.

O prefeito viralizou nas redes socias que o Camarão pescado no mar de canavieiras, é de boa qualidade para o consumo, entretanto comprou dos Carcinicultores, os camarões para o festival.

A iniciativa não contribui para amenizar os grandes prejuízos que vem acumulando os pescadores e marisqueiras, com a falta de vendas dos seus produto. “os nossos pescados já estão se perdendo, enquanto o município compra pescados na mão dos carcinicultores” , frisou um revendedor local.

 

Ainda em relação ao Caranguejo França disse que: “Quando percebemos que a possibilidade da chegada do óleo ao litoral baiano era uma realidade, realizamos um trabalho de armazenamento de puã e catado de caranguejo para que o festival não fosse afetado com a falta do produto”, afirmou o organizador Junior França.

 

Tal atitude tem causado muita revolta entre os pescadores, marisqueiras e comerciante local, pois não entendem a postura do prefeito em não tentar ajudar no combate ao meio ambiente do município, mesmo depois de ser do governo reconhecer o estado de emergência nos municípios. RELEMBRE AQUI.

A população permanece unida para retirada do óleo das praias e mangues.

O pescador Edson Santos, afirmou ser favorável a realização do festival, que acontecerá no centro da cidade, onde poucos comerciantes irão ser beneficiado diretamente, mas mesmo assim, não deixa de elevar o nome da cidade através dos visitantes que irão participar. “porém acho que o prefeito deveria ter ajudando no recolhimento do óleo do litoral, pois é de lá que milhares de pessoas tiram o sustento da sua família.” Lembrou o pescador.

 A coordenação do movimento ” S.O.S MangueMar de Canes”, informou que já gira em torno de 35 toneladas de óleo retirado das praias e mangues de canavieiras e municípios vizinhos.

 

Ainda não se sabe qual é o valor que será gasto com a Mega Estrutura do festival e as grandes atrações artísticas como: Sinho Ferrary, Xangai e Armandinho, além dos altíssimos cachês pagos aos renomados Chefs da culinária nacional, contratados para o evento.

Da Redação.