Apreensão do medicamento que eram distribuídos no meio da rua, fora das unidades hospitalares de saúde do município.

No município de Teixeira de Freitas, a distribuição deste kit foi suspensa por equipes da Vigilância Sanitária do estado. Segundo a secretaria estadual da Saúde (Sesab), não houve apreensão, apenas recolhimento de amostras e o impedimento da distribuição por falta de farmacêutico no local e alvará sanitário.

O uso destes medicamentos causa divergências entre médicos e pesquisadores, pois há quem os ligue a curas do coronavírus e há quem afirma que prefere não usá-los pela falta de eficácia comprovada por estudos.

Em nota, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressaltou que não existe comprovação científica da eficácia desses medicamentos no combate ao coronavírus.

“Ao contrário do que alguns tem difundido, existem evidências de que os remédios podem fazer mal à saúde”, disse o secretário. A Sesab afirmou ainda que o Ministério Público também foi acionado para avaliar a iniciativa e adotar as medidas cabíveis.

O “kit-covid”, entregues as pessoas, é composto por medicações como: pilulas de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina. Medicamentos esses que ainda não existe sua total comprovação de eficientes no tratamento do coronavírus.