Serviço Social orienta famílias para melhor acolhimento e atendimento humanizado no Hospital Regional Costa do Cacau
O setor de Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, trabalha para oferecer o suporte necessário às famílias de pacientes internados na unidade hospitalar. No primeiro contato do acolhimento, assistentes sociais fazem a anamnese social do paciente e registra o contato telefônico do familiar, que é orientado sobre as normas e rotinas do hospital.
De acordo com a assistente social Lugiane Santana Cunha, coordenadora do Serviço Social do HRCC, a anamnese social tem como objetivos principais: conhecer o cotidiano do paciente, perceber o seu perfil socioeconômico, assim como alguns tópicos essenciais para auxiliar o trabalho dos profissionais, não apenas do assistente social, mas, de todos os profissionais que atuam na assistência de saúde aos pacientes. “Buscamos conhecer os dados pessoais, demográficos, familiares, habitacionais, culturais, bem como, situação de saúde que ocasionou a vinda do paciente para a unidade hospitalar, também buscamos informações referente a unidade de saúde de referência do mesmo”, disse.
A assistente social destaca que, caso o familiar não compareça ao Serviço Social, nem tenha telefone cadastrado no sistema, é realizado o contato telefônico com o município do paciente, na busca de contato com o familiar. “O Serviço Social é o responsável pela mediação entre a família e a unidade hospitalar. Vale ressaltar que, o trabalho do assistente social não é o de assistencialismo. Temos a responsabilidade de informar e orientar os pacientes sobre os seus direitos, de garantir e facilitar que o cidadão obtenha os benefícios garantidos por lei. O paciente e seus familiares devem procurar o Serviço Social todas as vezes que se fizer necessário, quando ele perceber que necessita de acesso aos seus direitos” destacou.
A coordenadora indicou que os principais atendimentos do setor estão voltados para o acolhimento e orientações aos familiares de pacientes em diversos casos, como alta hospitalar, óbito, busca ativa de familiares de paciente em situação de rua e/ou ignorados. “Também auxiliamos às famílias diante das dúvidas mais frequentes, que são aquelas relacionadas as informações de relatório médico, cópia de prontuário e boletim médico, o que é passado pelo médico ou psicólogo, através de telefone de familiar cadastrado para receber informações do paciente” esclareceu.
Serviço Social HRCC – O setor conta com uma equipe de nove assistentes sociais, que atuam no acolhimento às demandas dos pacientes e seus familiares, um coordenador do setor e um auxiliar administrativo.
O Serviço Social funciona todos os dias da semana, 24h por dia, sendo que os profissionais trabalham em plantões de 12h, cumprindo carga horária de 30h semanais, conforme estabelecido por lei. Não há interrupção na escala de trabalho, desta forma, os usuários não ficam desassistidos em suas necessidades.
Para entrar em contato com o Serviço Social, pode ser presencial, de segunda a sexta, de 7h às 17h, o setor funciona em nível ambulatorial, a pessoa é acolhida na recepção e encaminhada para o assistente social plantonista. Outra forma de contato é por meio dos telefones: (73) 3235-5349 ou 3235-5324 (segunda a sexta das 7h às 17h).
No período noturno, finais de semana e feriados, os acolhimentos são realizados na sala 04 do setor da emergência, sendo que o acolhimento inicial é realizado pelo recepcionista da emergência e direcionado para o assistente social plantonista. O telefone para contato é o (73) 3235-5383.