Ela disse que com o objetivo de focar nessa temática foi elaborado um panfleto informativo abordando as metas de segurança do paciente. “Esse folder foi entregue nos leitos para os pacientes e acompanhantes, reforçando a importância dos mesmos no processo de cuidados aos pacientes”, destacou.

Adriana Santos ressaltou que foram repassadas orientações fundamentais para esse processo. “Abordamos a questão da identificação do paciente de forma correta, a comunicação efetiva que se deve ter, a importância higienização para evitar infecções, a prevenção de quedas, entre outras assuntos relevantes para resguardar a segurança do paciente”, declarou.  “Além disso, faremos ainda uma outra ação com a equipe multidisciplinar para reforçar a cultura de segurança dentro da instituição”, complementou.

NSP do HRCC

Foi constituído em julho de 2019, seguindo normatizações da Portaria do Ministério da Saúde (MS) N° 529, de 1º de abril de 2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).  Também atende a RDC N° 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, com o intuito de promover e apoiar a implementação das metas de segurança, a fim de reduzir, a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde.

Entre seus objetivos estão: contribuir para a melhoria contínua dos processos de cuidado e uso de tecnologias da saúde; disseminar a cultura de segurança; garantir boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.