Augusto Castro recebeu de Jerônimo e da Secretária de Saúde Roberta Santana, as chaves de uma ambulância para Itabuna. Foto: Redes Sociais

A saúde no interior do Bahia ganhou um reforço na última quarta-feira (08). O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), entregou 68 ambulâncias para municípios de diferentes regiões, e o município de Itabuna  também foi contemplado com uma ambulância, recebida pelo prefeito Augusto Castro.

A entrega aconteceu na sede da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, de prefeitos e deputados que destinaram emendas parlamentares para viabilizar a entrega dos veículos, avaliados em R$ 269 mil, cada.

Totalizando um investimento superior a R$ 18 milhões, as ambulâncias irão beneficiar 66 municípios baianos, como explicou o governador Jerônimo Rodrigues.  “Elas fazem parte de uma estratégia de dar o conforto às pessoas que precisam ser transportadas, dentro do território.

O conforto e o tamanho delas são suficientes para isso. Nós estamos fazendo uma grande estratégia de saúde, de fortalecimento, tanto da parte física dos hospitais, policlínicas, parceria com os municípios em reforma e ampliação de hospitais municipais, equipamentos para que a rede municipal possa fazer o seu papel.

E outra ação importante aqui, dessa vez, em parceria com os parlamentares, federais e estaduais, especialmente os estaduais. Nós temos outra etapa que está prestes a chegar, em parceria com o governo federal, que são as ambulâncias de Samu”, explicou o governador.

O prefeito de Itabuna Augusto Castro, pousa para foto ao lado da ambulância oferecida pelo governo do estado. Foto: Redes Sociais

Para o prefeito Augusto Castro essa ação do governo de Jerônimo Rodrigues,  vêm reforçar ainda mais a saúde do povo da Bahia “esta é mais uma conquista, fruto da boa parceria junto ao Governo da Bahia, entendendo a necessidade dosmunicípios, onde recebemos essa ambulância para que a gente possa oferecer maior assistência noatendimento à nossa população”, disse o prefeito.

A secretária da Saúde destacou que as ambulâncias vão aumentar a capacidade dos municípios para deslocar seus pacientes, qualificando a assistência prestada e ajudando a otimizar o fluxo de pacientes regulados através da Central Estadual de Regulação (CER).  “É muito importante destacarmos o papel crucial que os veículos têm no processo de regulação através da remoção dos pacientes.

Quando o paciente é regulado e não precisa de assistência de UTI, ele é feito pelo município.  A gente disponibiliza vaga, ele pega o paciente que está no hospital municipal, por exemplo, e encaminha para o hospital de média e alta complexidade. Então, isso ajuda os prefeitos.