IBDAH promove reunião e cria Conselho Comunitário de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau Unidade do Governo da Bahia
Reunião promovida pelo IBDAH estabelece Conselho Comunitário de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau Unidade do Governo da Bahia Representantes de diversas instituições e órgãos locais, como: Ministério Público, CREMEB, Maçonaria, Igreja Católica, CDL, Universidade Ayfa, Rotary, Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT-BA), Saúde Indígena da Sesai, imprensa, Comunidade do Porto, Conselho Municipal de Saúde, entre outros, participaram nesta quarta-feira (20), da primeira reunião do Conselho Comunitário de Saúde do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade do Governo da Bahia, 100% SUS, com gestão do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH).
O encontro ocorreu no auditório do hospital, onde foi instituído o órgão de caráter consultivo e propositivo do equipamento de saúde, maior referência de média e alta complexidade no interior baiano. Cesar Tibério assessor do IBDAH declarou que a criação do conselho será uma importante ferramenta de diálogo e aproximará os profissionais do hospital com a comunidade e representantes de órgãos e instituições da região.
“A participação dos conselheiros faz-se importante pois contribui para o melhor funcionamento da saúde à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do auto cuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros”. Cristine Camara diretora do hospital sinaliza que com a criação do Conselho “será desenvolvido propostas e ações para buscar soluções em conjunto, assim conseguiremos ofertar, cada vez mais, serviços com qualidade e atendimento humanizado”.
Para a Cacique Ivonete Amaral Tupinambá de Olivença, a unidade Hospitalar Costa do Cacau, abre um novo canal de diálogo com a comunidade “esse conselho vêm para estreitar a comunicação entre as pessoas e o hospital, dandou uma maior clareza nos importantes serviços prestados pela aquela instituição”, enfatizou a Cacique Ivonete Amaral, que está Conselheira Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT-BA), e durante o evento esteve na companhia do agente de saúde indígena Pita Tupinambá.
Durante a reunião, o promotor de Justiça, Pedro Coelho fez um testemunho de reconhecimento sobre a importância do HRCC para a sociedade regional. “Com o advento do Hospital Regional Costa do Cacau, o município deu um salto muito grande em atendimento e resolutividade na assistência médica. Um equipamento resolutivo. Hoje, a situação de judicialização diminuiu, isso comprova a resolutividade do hospital. Percebemos que as melhorias no serviço público acontecem e cabe a nós mantermos o diálogo com a direção do hospital, e com o instituto de gestão, ( IBDAH) e claro, com a Sesab”, declarou.
Segundo diretor técnico do HRCC Egídio Feitosa, o hospital revolucionou o atendimento de média e alta complexidade no interior da Bahia. “Nós temos aqui um hospital de altíssimo valor para a saúde pública, com a oferta diversos procedimentos que antes os pacientes eram regulados para Salvador e hoje nós fazemos aqui, agora com o Conselho manteremos um diálogo maior com a população e seus representantes onde ouviremos sugestões e ampliaremos nossa qualidade dos serviços”, garantiu. Avaliação: Durante a visita guiada por setores do HRCC Rosângela Melo, médica pneumologista e coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME) do HRRC, também conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia ressaltou a importância da unidade para a melhoria contínua da qualidade dos serviços médicos na região sul da Bahia. “Vale salientar que nós temos no Hospital Regional Costa do Cacau, o Programa de Residência Médica com a oferta das especialidades em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva e Cardiologia.
Além de ser uma formação de padrão ouro, a residência ajuda na fixação do médico, isso contribui com o fortalecimento da atuação da área de saúde na região”.
Na ocasião, os membros do Conselhos fizeram uma visita guiada para conheceram alguns setores da unidade hospitalar, entre esses o setor de almoxarifado, importante no abastecimento de insumos para assistência médica.