Técnicas de Higienização aplicadas no Hospital Regional Costa do Cacau garantem segurança sanitária, controle de pragas e prevenção de infecções
O principal objetivo do setor de Higienização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade sob gestão do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH) e integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) é a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).
Essas ocorrências podem ser adquiridas, pelos pacientes, por meio de procedimentos ou durante a internação hospitalar. Um dos grandes aliados no combate a esse evento adverso e o conjunto de técnicas aplicadas para limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares, de acordo com normas regulamentadoras e dispositivos previstos na legislação brasileira.
De acordo com a enfermeira Hercília Bonfim da Silva, coordenadora de Higienização do HRCC, o setor sob sua responsabilidade tem um planejamento para efetivar as ações na unidade. “Além de dispormos de insumos adequados para a limpeza dos ambientes e desinfecção de superfícies e objetos, o HRCC investe em treinamentos, atividades de conscientização e capacitações dos agentes operacionais. Esse trabalho resulta na melhoria da aplicação técnica durante a atividade prática que é realizada de forma segura para o colaborador”, destaca.
Ela ainda relata que ações recentes reforçaram a segurança sanitária nos ambientes do HRCC. “No mês passado fizemos o tratamento de todo o piso do hospital. Além disso, também ainda em março, aplicamos a dedetização em toda a unidade, uma prática periódica para combate de pragas. As ações do nosso setor visam garantir um ambiente seguro para funcionários, acompanhantes e principalmente para os pacientes.”, disse.
Hercília Bonfim ainda reforçou a importância das capacitações para trabalhadores do HRCC. “Todos os meses aplicamos treinamentos para os funcionários nos locais das atividades práticas e no auditório. Nesta semana, vamos fazer uma atividade de orientação para com as equipes de higienização, rouparia e coleta. Assim conseguimos aperfeiçoar o trabalho realizado no hospital”, concluiu.