Ilhéus: Conselho de Saúde promove seminário para discutir a luta e as políticas LGBTI+

Jurandir Teles, Gilmar Marques e Juvenal Junior, coordenaram o seminário durante os três dias
Seminário Costa do Cacau- A luta da prevenção no controle social e endemias
O Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus realizou de 7 à 9, o 1º Seminário Costa do Cacau- A luta da prevenção no controle social e endemias, que aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus (NEPSI), e da The International Lesbian, Gay, Bissexual, Trans e Intersex (ILGA).
Sobre a coordenação dos ativistas do movimento, conselheiro municipal de saúde, Jurandir Teles da ILGA, Gilmar Marques da RENAFRO, e Juvenal Junior do NEPSI, o Seminário Costa do Cacau, teve como público alvo: Ativistas, militantes de Direitos Humanos, Povos tradicionais, Jovens, LGBTI+, população negra, Pessoas com patologias e conselheiros de saúde das cidades circunvizinhas.

Thalisson Macestes,Marta Melo e Sheila Carvalho debateram com os participantes do evento em roda de conversa.
O evento promoveu amplo debate entre os participantes e contou com a presença de nomes como: Thalisson Macestes, que falou sobre a Saúde mental e redução de danos para populações vulneráveis em tempos de pandemia; Moacir Pinho, e o Racismo institucional, estrutural e velado em populações com recorte em gênero, Raça e sexualidades, além da Roda de Conversa sobre políticas de equidade da prática a realidade com a questão histórica.
E contou também com a participação de Miretty Di Biachiom, Coordenadora estadual do Fórum Nacional de Transexuais e travestis negras (FONATRANS); Sheila Carvalho, Conselheira tutelar, e Marta Melo da Associação dos Advogados da Bahia (OBA).

Moacir Pinho representante dos povos tradicionais teve uma participação importante no evento.
O presidente do Conselho Municipal e Saúde Marcos Lessa, agradeceu ao coordenadores Jurandir Teles, Gilmar Marques e Juvenal Junior, pelo sucesso alcançado no evento, aos participantes, e o apoio recebido pelos parceiros, e da secretaria de saúde municipal “nosso papel é verdadeiramente contribuir na luta de todos”, destacou Lessa.

Seguindo todos os protocolos da vigilância sanitário, o público prestigiou o evento.
A iniciativa agora compõe o calendário oficial de atividades do conselho municipal de saúde de Ilhéus, não só como bandeira de luta dos movimentos sociais, assim como, mais um instrumento de fomentos das políticas publicas, e balizador para o controle social de saúde das populações mais vulneráveis.
Os conselhos municipais de saúde dos municípios, também compareceram ao seminário, enviando seus representantes, dentre elas as cidades de: Arataca, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Canavieiras, Dom Macedo Costa, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Jequié, Mascote, Prado, Salinas da Margarida, Salvador, Serrinha, Uruçuca e Vitoria da, Conquista.
Os municípios de Serrinha do território do Sisal, e Dom Macedo Costa do território do Recôncavo, se propuseram a realizar o seminário no mesmo formato, dando seguimento as ações, e com datas já pré definidas.
Fotos: Rede sociais