BA: Educadores Indígenas criam organização em Porto Seguro
Indígenas criam a Articulação de Educação Escolar Indigena e Professores Pataxó de Porto Seguro (ARUPÃB).
lideranças e professores Pataxó de Porto Seguro, se mobilizaram e criam a primeira organização indigena de Educação, tendo como os principais finalidades, a defesa dos interesses diretos, individuais e coletivos da categoria.
A entidade educacional indigena, terá pautas de forma específica a Educação Escolar Indigena no município de Porto Seguro, por iniciativa do movimento pra lutar pelos direitos da educação indígena do município de Porto Seguro
No último dia 18 de maio de 2023, lideranças e professores indígenas Pataxó, reuniram-se na Aldeia Guaxuma para dar posse aos representantes da organização Indigena, com a nomenclatura “Articulação de Educação Escolar Indigena e Professores Pataxó de Porto Seguro – ARUPÃB”.
A proposta de criação da organização nasceu na 1° assembleia de Professores Pataxó, que foi realizada em fevereiro de 2023 na aldeia Barra Velha.
A organização contará com a participação de 37 representantes titulares, composta por professores Pataxó, caciques e lideranças dos territórios Pataxó, Barra Velha, Ponta grande, Imbira e Aldeia Velha.
Um movimento pra lutar pelos direitos da educação indígena do município de Porto Seguro
Muito obrigado pela acréscimo de informação, Puhuyakuã Pataxó