Governador Jerônimo Rodrigues e secretária Roberta Santana abrem a Feira Saúde Mais Perto, em Salvador
Os habitantes de Salvador e região são novamente beneficiados com serviços de saúde ofertados pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesab), com a realização da Feira Saúde Mais Perto, que acontece nesta quinta (10) e sexta-feira (11) no centro histórico e na cidade-baixa.
No Colégio da Polícia Militar, no Bonfim, o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Saúde, Roberta Santana, prestigiaram a abertura da iniciativa, que acontece desde 2023 e já ultrapassou 955 mil atendimentos em toda a Bahia.
A Feira Saúde Mais Perto acontece das 8h às 16h e oferece atendimentos de ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para exames laboratoriais e mamografia. Para ser atendido, é preciso apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e solicitação médica (para exames de imagem e laboratoriais).
Apenas em 2025, já foram realizadas 17 edições da Feira Mais Saúde em toda Bahia, com mais de 50 mil atendimentos acontecendo neste ano. Em 2023, mais de 330 mil atendimentos foram contabilizados na iniciativa, com 2024 superando a marca em mais de 560 mil realizados.
“Saúde é um direito garantido pelo SUS e o Saúde Mais Perto é uma iniciativa para levar ao cidadão serviços como ultrassonografia, eletrocardiograma, exames laboratoriais e quatro mil exames de mamografia. São dois dias que a SESAB está presente para receber o povo baiano, com todos seus direitos”, enfatizou a secretária Roberta Santana.
Um dos pontos de destaque da Feira é a Unidade Móvel de Mamografia, do projeto Rastreamento do Câncer de Mama, que traz acolhimento, respeito e atenção, com uma tecnologia de excelência para melhor entender o público baiano.
“Esta é uma unidade móvel, a primeira, que tem mamógrafos 100% digitais. E com este equipamento, temos uma maior precisão em detectar o câncer de mama. Com a tecnologia digital, se pode identificar até mesmo um grão de areia e além disso, a imagem é visualizada e entregue ao paciente com o laudo”, afirmou Fabiana Leite, coordenadora executiva da unidade móvel.
No Bonfim, o projeto é realizado em ação conjunta com a Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), dentro do programa Periferia de Direitos, que também acontece no Colégio Estadual Alípio França. Já no Pelourinho, a feira acontece dentro do Projeto Pop Rua Jud Bahia, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), também das 8h às 16h.