Cacique Gildo do Amaral, presidente do Conselho Local de Saúde Indígena dos Tupinambá de Olivença em Ilhéus, ao lado do novo coordenador do DSEI-BA, Adilton Gomes Assunção.

Na na última sexta-feira (17), hoje (21) , aconteceram dois encontros entre o coordenador distrital e lideranças indígenas, conselheiros usuários, prestadores de serviços e profissionais de saúde, vinculados jurídica e administrativamente ao Distrito Sanitário Especial Indígena na Bahia, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (DSEI-BA/SESAI/MS). Os encontros tiveram como objetivo principal a agenda de deliberações do Distrito para o ano de 2020.

Responsável por organizar a rede de atenção básica na dinâmica dos territórios indígenas, de forma articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS), o DSEI-BA discutiu a lógica de atendimento à saúde dos povos indígenas aldeiados do Estado da Bahia, com foco no fortalecimento e na promoção do Controle Social.

Nos encontros que aconteceram na capital do estado, foram discutidas as questões prioritárias e narradas as necessidades de carros e motoristas para o socorro de povos isolados, a falta de medicamentos e de profissionais para atender à saúde da população em questão, além de questões sobre saneamento básico e a contratação de profissionais para compor as equipes multiprofissionais de saúde.

As estratégias para a resolução dos problemas apontados seguem agora um fluxo de encaminhamento: saem compiladas pela autoridade sanitária do DSEI-BA, através do gestor estadual, Adilton Gomes Assunção, e são encaminhadas à Secretaria Especial de Saúde Indígena, área do Ministério da Saúde que coordena a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Para 2021, o DSEI-BA planeja, junto ao Conselho Distrital de Saúde Indígena da Bahia (Condisi-Ba), a realização de 3 reuniões ordinárias com representantes das 135 aldeias do Estado da Bahia.

As reuniões serão para levantar as próximas demandas e para o Distrito apresentar as respostas e prestações de conta do exercício de 2020.

Segundo o Cacique Gildo do Amaral, Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena dos Tupinambá de Olivença de Ilhéus, o encontro foi positivo com as lideranças indígenas, e o novo coordenador do Dsei, “a iniciativa dos parentes em reunir para tratar da saúde indígena, mostra o nosso compromisso e responsabilidade com nossa gente”, afirmou cacique Gildo.

O novo coordenador do Dsei -Bahia, Adilton Gomes Assunção é natural de Teolandia, e empresário com atuação em prefeituras no estado da Bahia.

Com informações do Blog do Povos Indígenas