Saúde Indígena: Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena realiza encontro com lideranças

Cacique Gildo do Amaral, presidente do Conselho Local de Saúde Indígena dos Tupinambá de Olivença em Ilhéus, ao lado do novo coordenador do DSEI-BA, Adilton Gomes Assunção.
Na na última sexta-feira (17), hoje (21) , aconteceram dois encontros entre o coordenador distrital e lideranças indígenas, conselheiros usuários, prestadores de serviços e profissionais de saúde, vinculados jurídica e administrativamente ao Distrito Sanitário Especial Indígena na Bahia, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (DSEI-BA/SESAI/MS). Os encontros tiveram como objetivo principal a agenda de deliberações do Distrito para o ano de 2020.
Responsável por organizar a rede de atenção básica na dinâmica dos territórios indígenas, de forma articulada com o Sistema Único de Saúde (SUS), o DSEI-BA discutiu a lógica de atendimento à saúde dos povos indígenas aldeiados do Estado da Bahia, com foco no fortalecimento e na promoção do Controle Social.
Nos encontros que aconteceram na capital do estado, foram discutidas as questões prioritárias e narradas as necessidades de carros e motoristas para o socorro de povos isolados, a falta de medicamentos e de profissionais para atender à saúde da população em questão, além de questões sobre saneamento básico e a contratação de profissionais para compor as equipes multiprofissionais de saúde.
As estratégias para a resolução dos problemas apontados seguem agora um fluxo de encaminhamento: saem compiladas pela autoridade sanitária do DSEI-BA, através do gestor estadual, Adilton Gomes Assunção, e são encaminhadas à Secretaria Especial de Saúde Indígena, área do Ministério da Saúde que coordena a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
Para 2021, o DSEI-BA planeja, junto ao Conselho Distrital de Saúde Indígena da Bahia (Condisi-Ba), a realização de 3 reuniões ordinárias com representantes das 135 aldeias do Estado da Bahia.
As reuniões serão para levantar as próximas demandas e para o Distrito apresentar as respostas e prestações de conta do exercício de 2020.
Segundo o Cacique Gildo do Amaral, Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena dos Tupinambá de Olivença de Ilhéus, o encontro foi positivo com as lideranças indígenas, e o novo coordenador do Dsei, “a iniciativa dos parentes em reunir para tratar da saúde indígena, mostra o nosso compromisso e responsabilidade com nossa gente”, afirmou cacique Gildo.
O novo coordenador do Dsei -Bahia, Adilton Gomes Assunção é natural de Teolandia, e empresário com atuação em prefeituras no estado da Bahia.
Com informações do Blog do Povos Indígenas