Detran muda regras da CNH: Mudanças publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito

Saiba quais são as novidades do Detran relação às regras da Carteira Nacional de Habilitação em 2022. (imagem; reprodução)
Muitas pessoas ainda não sabem, mas houveram muitas novidades divulgadas pelo Departamento de Trânsito, o Detran, em várias regiões. Sendo assim, é muito importante ficar atento para as mudanças de regras da CNH decretadas pelos departamentos.
Isso porque é possível dessa maneira evitar prejuízos financeiros como as multas, por exemplo, ou então saber mais a respeito da emissão de novos documentos. Confira e saiba quais são as últimas notícias divulgadas oficialmente. Confira os detalhes sobre as principais mudanças feitas pelo Detran MS.
Alterações nas regras da CNH
Antes de mais nada, é importante lembrar que algumas mudanças acontecem apenas em âmbito estadual. Ou seja, não valem para todas as regiões.
Neste momento, por exemplo, o Conselho Nacional de Trânsito, Conatran, disponibilizou a Resolução nº 778/2019. O documento aponta as alterações nas regras da CNH para o estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com as informações oficiais, essas novidades deverão atingir aqueles que vão fazer a carteira a partir de agora. Portanto, se você já é um motorista habilitado de longa data, pode ficar tranquilo. É importante que todos os interessados saibam exatamente como vão funcionar essas novidades. Por isso, confira abaixo as principais mudanças nas regras da CNH no MS.
Dentre elas, estão:
Redução na carga horária para as aulas práticas;
Fim da obrigatoriedade do uso de simulador;
Regra acima válida para a categoria B;
Quem tirar a carteira de motorista nas categorias A e B terá a exigência de aulas práticas no período noturno – com uma de 1 hora;
Unidades do Detran interessadas ainda podem oferecer o recurso para estudantes. Com o fim do simulador obrigatório no Detran-MS, a carga horária para as aulas vão ser de 20 horas.
O restante das 15 horas devem ser cumpridas normalmente em vias públicas.
. O restante das 15 horas devem ser cumpridas normalmente em vias públicas.
De acordo com o Detran, o Departamento de Trânsito do Estado do MS foi o primeiro a emitir a nova modalidade.
E como é a nova CNH?
O documento conta com um novo design, o que dificulta a pirataria. A assinatura do motorista agora fica abaixo da foto e essa medida ajuda a manter um padrão internacional.
É importante lembrar, contudo, que esse novo documento não é obrigatório para quem está com a carteira em dia.
O novo formato é apenas para quem for fazer a 1ª via ou a renovação depois do fim da validade.
*Nosso departamento de jornalismo, já está em contato com os coordenadores regionais da Ciretran, Alisson Mendonça de Ilhéus, e Gilson Nascimento de Itabuna, para obtermos um maiores informações sobre o tema.