PF cumpre mandados de prisão em Teixeira de Freitas na ação que apura morte de indígena no interior do Prado
A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (6) três mandados de prisão preventiva na ação que investiga a morte de um indígena, de 14 anos, em Prado, no Extremo Sul baiano. Intitulada de Operação Tupã, a ação cumpre os três mandados de prisão e mais quatro de busca e apreensão, todos em Teixeira de Freitas, na mesma região.
Segundo a PF, as investigações seguem em segredo de Justiça. A operação tem como objetivo colher provas que, após análise, possam contribuir para o completo esclarecimento dos fatos. A operação é coordenada pela Corregedoria Geral da SSP/BA.
O indígena de 14 anos, do povo Pataxó, da Aldeia Alegria Nova, da Terra Indígena Comexatibá, foi morto a tiros em uma fazenda localizada na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, na madrugada deste domingo 04/09/2022. A vítima foi identificada como Gustavo Conceição da Silva.
Os indígenas disseram na época, que homens armados chegaram ao local em um carro modelo Fiat Uno e dispararam contra jovens, crianças e mulheres. Os acusados estariam portando armas como espingardas e fuzis.
Além do adolescente morto, ouve informação de que outros indigna havia sido baleado, más, essa informação não foi confirmada apela polícia.
A vítima, Gustavo da Silva Conceição chegou a ser socorrido para um hospital de Itamaraju, na mesma região, mas não resistiu.
Foram apreendidas na ação desta quinta, armas, notebook, celular e material biológico. A operação da Polícia Federal foi coordenada com a Polícia Civil e a Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP).