A sócia e administradora da Rádio Cacau FM, Nildete Cruz, visitou durante a semana diversos locais (terrenos e fazendas) no entorno da cidade de Ibicaraí, de moradores e empresários locais que se solidarizaram com os atos cometidos contra a rádio (remoção do transmissor e derrubada da torre) e se colocaram a disposição para doar o local da implantação da futura torre da emissora.

Nildete Cruz visitou os locais, acompanhada do Diretor da Rádio, Otaviano Neto, Valmar Oliveira, Juarez Santos, Orley Alves, Dega Gama e os donos de cada local ou propriedade. Na oportunidade foram feitas fotos, vídeos e tiradas as coordenadas e a altitude de cada local para serem enviadas para o engenheiro que irá analisar todos os pontos e escolher o melhor local para a implantação da torre.

Vale lembrar que desde a madrugada do dia 8 de junho, quando um dos sócios da rádio retirou os transmissores, deixando a emissora fora do ar, e na madrugada do dia 14 do mesmo mês, quando elementos que ainda não foram identificados derrubaram (de forma criminosa) a torre da rádio, a cacau FM vem funcionando com apenas uma antena e com a potência reduzida. Imediatamente após os fatos, a emissora informou a ocorrência à Anatel e iniciou os procedimentos de instalação provisória.

A derrubada da torre sensibilizou milhares de pessoas das mais de 20 cidades que recebem o sinal da Cacau FM. Em Ibicaraí e nas cidades circunvizinhas os atos que tentaram calar a emissora foram amplamente reprovados pelos moradores/ouvintes que vestiram literalmente a ‘camisa da Cacau’ com mensagens, vídeos e declarações de apoio à rádio nas mídias sociais.
“A retirada dos equipamentos e a derrubada da torre da Cacau só nos fortaleceu e trouxe a comunidade local e os milhares de ouvintes da nossa região para o nosso lado. Temos recebido o conforto e o apoio de todos os seguimentos da sociedade civil organizada. Dos mais humildes a classe empresarial. Nos últimos dias visitamos 8 propriedades de pessoas que amam Ibicaraí e a Cacau FM. Para alegria de muitos e tristeza de poucos…pouquíssimos, a rádio está no ar, firme e forte”, disse Otaviano Neto.

“Visitamos essa semana vários locais e fomos muito bem recebidos. Nesse momento quero agradecer (em meu nome e de Otaviano) a Pedro Gama e sua esposa, na Serra do Córrego Grande; Ninho da Kombi, fazenda localizada na BR-415, próximo a ponte de Miudinho; a José Nilton Calazans e toda a comunidade do Andrezão que abraçaram a nossa causa e ofereceram um terreno; Raimundo Coletivo, que também ofereceu um local no alto do bairro Novo Horizonte; Ordival Gama, que colocou a disposição um terreno lado das casinhas do Bairro Bela Vista; o locutor Orley Alves, que ofereceu um terreno no Bairro Bela Vista; Milton Gama, que disponibilizou um pedaço de terreno em sua Fazenda ‘Coração de Jesus’ e Otto Oliveira que ofereceu uma área próxima a 63º CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar). O momento é de agradecer a Deus e a todas as pessoas que querem ajudar e amam a Cacau FM”, finalizou Nildete Cruz.

Texto e Fotos: Ascom Cacau FM