*Luke Rei

Homem de 50 anos e de alta popularidade na cidade de Ilhéus, jovem praticante de surf nos anos 80, assim viveu Mauricio  na terra de São Jorge, até amanhã desta quarta feira 19/06/2019. Conhecido na alta sociedade, por ter nascido nela, Mauricio era Irmão de Mauro Veja e Marcelo Torres.

Sempre gostou de festas e nelas ganhava a vida como churrasqueiro, chefe de cozinha e metre, alegrava a tudo e a todos com um bom papo. Homem de várias amizades, não escolhia lugar, tinha sempre amigos e sabia que suas escolhas não se definia em cor, religião das pessoas, muito menos na condição financeira de cada um. Era amigo da mulher do carajé, do Gari de rua, do servidor braçal e do executivo ou do cartola. Quando trabalhou em cervejaria, fez vários amigos, do peão  carregador, ao comprador de bebidas que comprava uma caixa apenas. Assim era Mauricio, de bem com a vida sempre viveu sozinho, porém cercado de amigos e parentes.

Em Ilhéus, sua melhor escolha nos dias de folga era na praia, amigo de uma boa cerveja frequentava todos os lugares para beber e bater papo. Sempre estava ao lado de alguém comerciante, adorava a turma do isopor. Sua melhor praia, era aquela onde estavam as pessoas simples.

Marcelo Torres deixa um legado de que simplicidade deve ser a melhor marca em uma pessoa. Já mais alguém conseguirá tirar esse título dele, para uma pessoa como ele  alguém que veio do luxo e que teve um habitual de criação diferente, jovem garoto que  estudou em escolas particular, alguém que teve o carro levando e saindo para escola casa de amigos e nos lugares reservado e escolhido pela famílias, uma pessoa que teve berço bom,  já mais será o que esse homem foi  e se resumiu a ser, humano.

Entretanto, o coração e suas doenças emplacam as pessoas sem escolhas. O infarto é algo que nos acomete apenas com um gesto o apontar da colheita..

O infarto não dá tréguas nem escolhe as pessoas são vítimas dessa escolha determinante do fim da vida, velhos, jovens, e crianças sem nenhum tipo de trégua, quando a pessoa menos se dá conta lá vem ele o “ infarto”.

E hoje infelizmente foi o dia de uma das pessoas mais exemplares desta cidade, pessoa arrebatada sem aviso prévio, sem direito a defesa, sem condições de replica, ou treplica. Assim Marcelo se foi, vitima do coração.

E quem é esse tal infarto?

infarto, popularmente chamado de enfarte ou ataque cardíaco, nada mais é que a falta ou diminuição de sangue bombeando o coração. Ou seja, é a ausência de circulação sanguínea suficiente para que o órgão continue batendo.

Com isso, o coração fica sem oxigênio e demais nutrientes normalmente trazidos pelo sangue, o que acaba provocando lesões ao órgão. A falta de oxigenação pela circulação sanguínea nesta área leva o nome de isquemia ou obstrução da veia coronária. De acordo com o Ministério da Saúde, 17 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem de problemas cardíacos. No Brasil, cerca de 300 mil brasileiros morrem de doenças cardiovasculares ao ano, correspondendo a uma morte a cada dois minutos ou quase mil mortes por dia. Segundo o mesmo levantamento, 3,5 milhões de mortes foram provocadas por problemas no coração e na circulação sanguínea em apenas uma década. Sendo que as mulheres são as principais vítimas de infartos no país somando 60% dos óbitos pela doença.

foto: Ilhéus 24 horas