Multas por dirigir acima da velocidade correspondem a 59,1% ou 741,3 mil infrações. (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)
O presidente Jair Bolsonaro tem citado a “indústria da multa” e até falou que, no DF, ninguém consegue circular sem ser multado. Os números parecem dar-lhe razão. Os órgãos de controle de trânsito (Detran, DER e PM) aplicaram mais de 1,25 milhão de multas no primeiro semestre do ano, cerca de sete mil autuações por dia. A mais comum, dirigir acima da velocidade, representa 59,1% do total; 741,3 mil infrações.
FALTAM VAGAS
A segunda multa mais comum foi por estacionamento irregular. Foram 92.229 autuações, o equivalente a 7,35% do total ou 510 multas diárias. COMPLETAM O PÓDIO
Avançar sinal vermelho (76.279), não usar cinto de segurança (51.210) e usar faixas exclusivas de ônibus (48.221) fecham o top 5 das multas.
DINHEIRO DEMAIS Questionado, o Detran-DF não soube estimar quanto seria arrecadado se todas as multas fossem pagas. Vários milhões, com certeza. conseguiram deixar as filas do desemprego desde o início do ano.
OPORTUNISMO, PARTE II
Amanhã já faz uma semana e até agora, que surpresa, não apareceu cineasta oportunista anunciando a produção de um filme sobre o “pobre rapaz” que sequestrou 37 pessoas e acabou “assassinado” pela polícia.
PENSANDO BEM…
…na semana dominada por queimadas, o filho do presidente que quer ser embaixador virou “queimação” secundária.