WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



MPF constata crime ambiental e licença irregular contra a comunidade de Campinhos em Belmonte

“Coincidentemente”, após essa ação, a região tem sido alvo de queimadas e desmatamentos recentes, segundo os denunciantes.

Os pescadores, marisqueiras e agricultores familiares do território extrativista da Unidade de Conservação da RESEX de Canavieiras, distribuídos na região de várzea entre o rio Jacaré e o rio Jequitinhonha, com mais de 300 anos de existência na comunidade de Campinhos no município de Belmonte-BA, denunciaram ao Ministério Publico Federal e a outros órgãos de fiscalização no estado, a abertura de  grandes valas por supostos donos da área para a implantação de pastos e carciniculturas.

Os extrativistas de Campinhos, que contam como única fonte de água doce as reservas do lençol freático, cuja coleta é realizada por meio de poços em cada residência, tanto para consumo humano e animal, temem que a partir das escavações e aberturas destas valas com previsão de cerca de 10 Km de extensão, o dano socioambiental (irreparável) na comunidade de Campinhos, e a salinização de seus mananciais ocorra após processos de drenagens.

Os flagrantes e registros dos crimes de desmatamento do importante ecossistema, com grandes escavações de valas para drenar a agua dos brejos,  foram confirmados pelo ICMBio, que é o órgão gestor da Unidade.

Esses crimes ambientais tiveram inicio logo após a emissão irregular de licença ambiental fornecida pela prefeitura municipal de Belmonte – BA, onde fica localizada a UC, que  sem qualquer consulta à comunidade, autorizou a abertura de valas nas Fazendas Vista Alegre, Esperança, Ilha de Palha e Brejo do Jacaré, no território extrativista da Unidade de Conservação,  conforme constatação  do ICMBio, que é o órgão responsável pela UC.

O Ministério Público Federal notificou o Ministério Público Estadual e pediu providências contra a secretaria de meio ambiente do município de Belmonte, que já foi denunciada ao Inema, Ibama e a Comissão Estadual de Meio Ambiente da Assembléia Estadual dos Deputados, que estão tomando todas as providencias no sentido de punir os responsáveis.

Da Redação

1 resposta para “MPF constata crime ambiental e licença irregular contra a comunidade de Campinhos em Belmonte”

  • Wallas Santana santos says:

    Sou morador da região,e está acontecendo uma a pior coisa que se imagina com nossa região, matando nossas nascentes. Como vamos sobreviver em nossa comunidade? Sem água doce uma raiz que temos a mais de 150 anos está sendo desmoronada por pessoas do espirito ruim ,e A justiça tem que tomar uma providência para nos ajudar ,pós quando vai averiguar os fundos da vontade de chorar .Uma vida que construímos está sendo destruída em poucos dias ,quem vai nos socorrer ? Sendo que eles têm bastante dinheiro pra jogar as máquinas lá e desmatar tudo em poucos dias ,

Deixe seu comentário



(71)
98168-4949

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia