Pescador perdeu a casa. Imagem TV Santa Cruz

O governo Federal aumentou a lista de municípios baianos reconhecidos em situação de emergência. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (28), 86 municípios da Bahia estão na lista, exceto o município de Ilhéus.

Mesmo tendo sida escolhida para sediar a “Força Tarefa”, entre os governos federal, estadual, municipais, e com várias comunidades atingidas e isoladas, dentre elas os distritos de Sambaituba, Juerana e mais outros quatro, além de varias comunidades tradicionais, como os extrativistas, pescadores e indígenas, que totalizam mais de cinco mil pessoas ate hoje, o município ficou de fora do programa Saque Calamidade FGTS.

Bairro do Salobrinho com diversas casas destruídas

Em contato com  o jornalismo do site A Bronca, o deputado Federal Federal Valmir Assunção, observou que todos os danos sofridos pelo povo do município de Ilhéus, com as chuvas dos últimos dias, comprovam a necessidade da inclusão de Ilhéus no programa (Saque Calamidade FGTS), do Ministério do Desenvolvimento Regional “irei pessoalmente reivindicar a inclusão de Ilhéus no programa” enfatizou Valmir.

Mesmo o governo Estadual já reconhecedo Ilhéus como um dos 136 municípios em situação de emergência na Bahia, o governo federal deixa a cidade de Ilhéus de fora.