MORRE O ATOR INDÍGENA SEVERIANO KEDASSERE, DE “A TERRA NEGRA DOS KAWÁ”
O ator indígena Severiano Kedassere morreu no último dia de 2021 em uma triste notícia para o cinema amazonense. Ele esteve no elenco de grande parte dos filmes da carreira de Sérgio Andrade – o curta “Cachoeira” e os longas-metragens “A Floresta de Jonathas”, “Antes o Tempo Não Acabava” e “A Terra Negra dos Kawá”.
A filha de Severiano, a atriz Kay Sara, confirmou a informação ao Cine Set. “Ele teve morte súbita. Ficou doente de gripe, mas foi muito rápido tudo”, declarou.
Ao lado do filho Anderson Kary-Bayá, Severiano iniciou a parceria com Sérgio Andrade em “Cachoeira”, curta-metragem premiado com dois prêmios no Festival de Brasília em 2010. Depois, realizou “Antes o Tempo Não Acabava” e “A Terra Negra dos Kawá”, este último em 2017.
“O filme (“Kawá”) será importante para mostrar que os indígenas não moram só no mato. Estamos presentes em cada canto, pode ser na cidade, no mato, onde for. Me sinto bem fazendo o filme que fala sobre a terra negra. Espero que a gente mostre às pessoas como valorizar e respeitar a terra”, declarou em coletiva de imprensa ao lado do diretor e dos atores Mariana Lima e Felipe Rocha, da esposa dele, Emerlinda Yepario, e dos filhos.
O Cine Set conversou com Sérgio Andrade, o co-diretor de “Antes o Tempo Não Acabava”, Fábio Baldo, e Flávia Abtibol, produtora de “A Terra Negra dos Kawá”, sobre a partida de Severiano Kedassere.