Cresce a disputa por espaço no campo político em Ilhéus. Foto: Montagem

Sem querer colocar “fogo no parquinho”, é fato que o deputado federal Paulo Magalhães (PSD), é considerado um dos parlamentares que mais colocou emendas na saúde do estado, e também é do conhecimento público, que boa parte do espaço político dentro da saúde de Ilhéus, está sobre o comando do ex-secretário de saúde e deputado federal Jorge Solla (PT). Vale ressaltar que, tanto Paulo Magalhães, como Jorge Solla, foram pilares importantes na gestão de Fábio Vilas-Boas, quando o mesmo esteve frente aquela pasta.

Pelo outro lado sabemos também, que o ex-secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas (Sem Partido), postula também uma pré candidatura a deputado federal nas eleições de 2022, onde acredita está no caminho certo, investindo em estratégias políticas, articuladas totalmente por puro sangue do Partido dos Trabalhadores do estado.

Dos deputados:

O deputado Paulo Magalhães, é oficialmente o candidato do prefeito Marão, além de ser majoritário na cidade, segue com sua campanha apoiada por parentes, amigos e pelo atual presidente da Câmara, o vereador Jerbson Moraes. Importante registrar que além de colocar muitos recursos na Sesab, o deputado foi um grande parceiro de Fábio, nas cidades onde o parlamentar atua.

São grande as expectativas em torno do campo da saúde para eleições de 2022

Já o deputado Jorge Solla, continua sua campanha um pouco sem (Graça), existindo em exportar apoiadores de fora de Ilhéus, a exemplo de um ex-vereador de Itabuna, o qual era inimigo político naquela cidade, e hoje é um dos seus cabos eleitorais.

O atual presidente do (CES) Marcos Sampaio e Ricardo Mendonça da (FES-SUS), com Jorge Solla, em uma atividade política na capital do estado.

Solla conta ainda com o apoio de um dos seus assessores parlamentares, Marcos Sampaio de Salvador, hoje, frente a presidência do Conselho Estadual de Saúde (CES), visto por diversas vezes aqui em Ilhéus, em atividades fora  do controle social. As visitas do presidente do CES, a Ilhéus e região, devem com certeza, terem as despesas de viagens custeadas pelo gabinete do deputado.

Do ex-secretário:

Fábio Villas-Boas trás em sua bagagem como secretário de saúde do estado, uma vasta experiência do convívio quase que diário, tanto com Paulo Magalhães, como com Jorge Solla, chancelada pelo governador Rui Costa, o que pode ter despertado a sua candidatura a uma vaga no congresso nacional.

Em pé na foto um pré candidato a deputado estadual e o atual diretor geral da FES-SUS, ambos do PT, e Fábio Vilas-Boas ao meio.

Tendo como sua base principal o município de Ilhéus, onde têm também amigos e familiares, Fábio Vilas-Boas, viabilizou uma coordenação política para sua pré campanha, formada por militantes do PT, tendo como responsável na cidade “o homem dos remédios”, e no resto do estado, um gestor de uma grande e importante estatal da Bahia.

Sem sombras de dúvidas, a candidatura repentina de Fábio, foi um baque tanto para Paulo, como para Solla, mas como se diz “tudo na política é possível”, e não seria diferente nesse caso.

Resta saber quais serão os resultados dessa arrumação, pois se fala muito pelos cantos da cidade, que Fábio Vilas-Boas terá uma surpresa com os resultados eleitorais de 2022. Mas não devemos esquecer, que ele é médico cardiologista, e não será um simples choque, que levará ao desespero.

Esperar pra ver.

*Jornalista Walney Magno