Segundo Breno Valadares, necessidade de nova ferramenta foi identificada após consulta a servidores. Foto: Ascom/Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concluiu a implantação, neste mês de dezembro, do sistema denominado Nopaper, uma plataforma que veio unificar o ProcLegis e o Paperless, ferramentas que são utilizadas cotidianamente pelos colaboradores da Casa. Com a nova tecnologia, a ALBA avança na qualificação do processo legislativo ao integrar sistemas e simplificar burocracias. 

De acordo com Breno Valadares, superintendente de Assuntos Parlamentares (SAP), a expectativa é que o sistema passe a ser largamente utilizado, a partir de janeiro de 2023, na medida em que o treinamento dos colaboradores avance.

Ele explicou que a ferramenta surgiu após consulta feita aos servidores da ALBA, que indicaram a necessidade de melhorias no acompanhamento dos processos.   “É um instrumento que vem unificar as duas ferramentas de trabalho usadas na Casa, acabando com a utilização de sistemas segmentados.

 

Tenho orgulho de dizer que, sob orientação da Presidência e todo o gabinete da Superintendência de Administração e Finanças (SAF) e suas diretorias, a SAP realiza a entrega de um novo sistema, capaz de manter a memória dos processos e procedimentos, além de gerar relatórios de forma muito mais interativa e inteligente”, enumerou o superintendente.

 

Valadares também detalhou os benefícios que o novo sistema trará para a comunicação, seja interna ou externa. A plataforma permitirá, por exemplo, que sejam elaborados relatórios qualitativos não só internamente para gabinetes, setores administrativos ou lideranças, mas também para a imprensa ou entidades que queiram informações sobre a transparência e publicidade do Legislativo baiano.

Ainda no âmbito externo, o Nopaper tornará possível a comunicação da ALBA com órgãos como prefeituras, câmaras municipais e demais entes da federação. “Na Casa, toda a comunicação se dará através da plataforma. Com isso, nossa avaliação é que teremos uma expressiva economia de tempo e recursos, pois a comunicação de projetos, como moções e indicações a diversas instituições, antes feita de forma física por correspondência, se dará de forma instantânea pela nova plataforma”, exemplificou Breno Valadares.

CONSULTA AOS SERVIDORES

O sistema Nopaper nasceu de oitivas realizadas pela SAP junto a servidores de diversos setores da ALBA, que pleiteavam simplificação de procedimentos. Ao longo do ano, conforme explicou o superintendente, foram levantados os problemas técnicos de sistema e elaboração de relatórios, com o objetivo de integrar as rotinas de trabalho, aproximando as áreas administrativa, técnica e legislativa.

 

O Nopaper se tornou realidade, frisou o chefe da SAP, após o presidente Adolfo Menezes (PSD) determinar prioridade na execução do projeto e acionar setores fundamentais das superintendências de Administração e Finanças (SAF), de Recursos Humanos (SRH) e de Assuntos Parlamentares.