“Entendo que todos os ministérios terão de se adequar”, disse Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (13) que o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) dará atenção à questão ambiental e “vai ser mais verde do que o de 15 anos atrás”.

“Entendo que todos os ministérios terão de se adequar”, disse Haddad em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da Rede TV.

O Plano de Transição Ecológica está pronto e já foi apresentado ao presidente. Segundo o ministro, Lula disse que a apresentação não era a de um plano, mas de um outro país, aponta reportagem da Folha de S.Paulo.

O Ministério comandado por Fernando Haddad mapeou oportunidades para a transição ecológica e começou um debate com os outros ministérios para “testar a aderência” e a possibilidade de aprovação pelo governo. O ministro defende um marco regulatório para mineração em terras-raras.Outro foco de atenção se relaciona com a agricultura e pecuária, para que esses setores não percam mercado diante das novas exigências ecológicas. O ministro abordou também a integração das produções de energia eólica e solar à elétrica, na matriz energética brasileira; a possibilidade de vender aço verde para os chineses e a organização do mercado de crédito de carbono.